Tanto as coordenações de campanha de  Osmar Dias (PDT), quanto a de Beto Richa (PSDB) correm atrás do apoio de prefeitos. Há muito gente do PMDB apoiando PSDB e muito tucano migrando para Osmar. O prefeito de Goioerê e presidente da Comcam, Luiz Roberto Costa, é do DEM, partido da coligação do adversário Beto Richa. Ele disse que segue contra seu partido porque considera Osmar mais preparado.

Lá e cá
A coligação que sustenta a candidatura de Beto Richa (PSDB), tem alardeado que o tucano vem recebendo o apoio de muitos prefeitos do PMDB, partido que oficialmente integra a aliança em torno de Osmar Dias. Mas o ninho tucano também tem sofrido defecções. O prefeito de Chopinzinho (Noroeste), Vanderlei José Crestani, do PSDB, confirmou apoio à candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado. Ele alega que sua relação com Osmar Dias vem desde o final da década de 80, quando ele era secretário da Agricultura. E que em 2007, quando se filiou ao PSDB, recebeu a garantia do presidente estadual do partido, deputado Valdir Rossoni, de que já havia um compromisso de apoio firmado durante a campanha de Beto Richa à prefeitura de Curitiba em 2008 para que o partido apoiasse Osmar na eleição para o governo deste ano.

Uma pausa para o trigo
O candidato ao governo do Paraná Osmar Dias (PDT) disse ontem que na próxima sexta-feira, quando se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai pleitear que o preço mínimo do trigo volte a um patamar mais justo. Em junho, o Conselho Monetário Nacional aprovou redução de 10% no preço mínimo do produto em relação à safra passada. O Paraná é o maior produtor do grão no país. O plantio estadual se concentra na região Oeste. Vou dizer ao presidente que o Paraná não aceita a redução do preço mínimo do trigo, disse Osmar, durante coletiva à imprensa da região.

Transparência
O candidato do PDT ao governo do Estado, senador Osmar Dias, visitou na sexta-feira a sede da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), para reiterar seu apoio ao movimento O Paraná que queremos, encampado por centenas de entidades civis que exigem ficha limpa e mais transparência dos políticos. Eu espero que esse movimento tenha efeito enorme no Paraná. Ele fez as pessoas ficarem alertas e neste ano, com certeza, serão escolhidos os candidatos que tenham realmente ficha limpa, disse Osmar. O pedetista já defendeu o afastamento dos membros da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, por conta das denúncias de desvio de dinheiro público e contratação de funcionários fantasmas. Seu adversário, Beto Richa (PSDB), ao contrário, até hoje tem mantido uma postura dúbia sobre o caso, limitando-se a defender a investigação das denúncias.

Ficha limpa
No encontro na OAB, Osmar lembrou que defendeu e votou no Senado a favor da lei da Ficha Limpa que, segundo ele, deveria entrar em vigor este ano. Nós votamos acreditando que a lei valeria para 2010, e é isso que queremos. Quem quiser fazer política no Paraná vai ter que obedecer tanto essa lei quanto as propostas desse movimento, afirmou. O Paraná que queremos reúne 600 entidades lideradas pela seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Entre as propostas defendidas, está a aprovação de lei na Assembleia Legislativa para que todos os atos nos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) sejam publicados na internet. É muito importante para nós termos o apoio dos políticos e dos candidatos, disse o presidente da OAB-PR José Lúcio Glomb.

Franco atirador
O candidato do PV ao governo, o ex-vereador de Curitiba, Paulo Salamuni, atacou os dois principais concorrentes ao cargo, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), em entrevista à rádio Banda B. Salamuni se disse o único candidato independente, alegando que ao contrário dos adversários, não teve que fazer acordos espúrios.

Perda de direitos
O Tribunal de Justiça acatou pedido do Ministério Público e reformou sentença ampliando a condenação do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa, por improbidade administrativa, determinando a perda da sua função pública de vereador e mais a suspensão dos seus direitos políticos pelo prazo de 8 anos. A condenação foi motivada pela compra irregular de 21 computadores portáteis superfaturados pela Câmara, em 2005. A ilegalidade da compra já havia sido reconhecida na sentença original, com a imposição, na época, de pena de devolução de R$ 236.242,00 corrigidos aos cofres públicos.

Ressarcimento
Na sentença original, a determinação da perda da função e a suspensão dos direitos políticos caberiam apenas à Câmara Municipal. Pelo nova decisão, a penalidade inicialmente estabelecida teria que ser readequada, visto que o mero ressarcimento não é suficiente ante a gravidade dos atos perpetrados em conluio com os demais recorrentes. Assim, os servidores e membros da comissão de licitação da Câmara Municipal de Maringá – Luiz Carlos Barbosa, Marcos Donizete de Souza, Dagoberto Faustino da Silva e Donizete Alves Correa, que levaram à compra dos computadores, em 2005, aprovando os preços desproporcionais dos equipamentos, também foram condenados ao ressarcimento integral do dano, com a perda da respectiva função pública e a suspensão dos direitos políticos por 5 anos.

Bancos
Mais uma medida de prevenção aos assaltos em caixas eletrônicos é proposta na Câmara de Curitiba. A ideia é proibir a instalação de caixas eletrônicos com portas de acesso apenas com maçaneta ou dispositivos simples para a abertura, permitindo apenas o acesso por meio de cartão magnético. O projeto já foi aprovado pelas comissões permanentes da Casa e aguarda votação em plenário.

Em alta
Depois de conseguir a sanção da Lei da Ficha Limpa, o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), prepara mais duas ações nesta semana. O lançamento do livro Ficha Limpa- Lei Complementar 135 de 4 de junho de 2010 acontece no dia 28, em Brasília. A publicação trará textos com interpretações de juristas e de participantes da iniciativa popular. Já no dia 29 será lançado o site.

Em baixa
O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Joelson Dias, aplicou multa de R$ 5 mil ao candidato à Presidência José Serra (PSDB) e aos religiosos Cesino Bernardino, Reuel Bernardino e José Lima Damasceno, por propaganda antecipada em favor do tucano durante o 28º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários, realizado em 1º de maio, em Camboriú (SC).