A direção do Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte (MG), divulgou uma nota de esclarecimento sobre a morte suspeita por intoxicação por Dietilenoglicol ocorrida no dia 1º de fevereiro. Na nota, o hospital confirma o óbito e reforça que o caso ainda está sob investigação, já que nem todos os exames foram concluídos. A intoxicação por Dietilenoglicol está relacionada ao caso da cervejaria Backer.

“O paciente deu entrada no Hospital mno dia 20/01/2020. Dois dias após, a partir do relato familiar de que ele havia ingeridocerveja da marca Backer, apesar de não apresentar quadro clínico sugestivo de síndrome nefroneural, tornou-se suspeito suspeito de intoxicação por Dietilenoglicol e foi feita a devida notificação junto aos órgãos sanitários. Amostras foram colhidas e encaminhadas parea análise da fundação Ezequiel Dias (Funed). Durante todo o período de internação do paciente, seguimos as medidas recomendadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Ses-MG) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA-BH). Também houve contato permanente do Núcelo de Vigilância Epidemiológica (NUVEH) do Risoleta com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do município e estado por meio de relatórios evolutivos do caso”, diz a nota.

“Além da suspeita de intoxicação acima mencionada, diante do quadro de saúde do paciente, outras hipóteses diagnósticadas foram consideradas pela equipe médica”.

“Reassaltamos que o Risoleta prestou toda a assistência necessária ao paciente durante a internação. Porém, identificamos falha de processo após o óbito: não informação do falecimento ao CIEVS imediatamente e liberação do atestado de óbito sem que o corpo fosse encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)”, continua.

“A Diretoria está tomando todas as medidas internas para que situações como essa não ocorram novamente”, termina o texto.