19 de abril de 2024
Assine e navegue sem anúncios
Franklin de Freitas

Sábado (26) é dia de comemorar os 100 anos do Pequeno Príncipe. Por isso, Curitiba  foi tomada por ações em benefício do maior hospital pediátrico do Brasil. Além dos voluntários do Mais Vida, que estão nas esquinas da cidade com grande circulação de motoristas e pedestres arrecadando recursos, divulgando os trabalhos da instituição e a importância do apoio à causa da saúde infantojuvenil, a ação “Para mais 100 anos” vai unir gastronomia e solidariedade em prol de meninos e meninas de todo país.

Durante todo o sábado, mais de 100 estabelecimentos – dos mais variados tipos – destinarão parte da renda obtida aos trabalhos de assistência e pesquisa da instituição. Para conhecer os participantes, basta acessar o hotsite 100anospequenoprincipe.org.br/paramais100anos.

História – Tudo começou em 1919, quando um grupo de mulheres, as Voluntárias do Grêmio das Violetas, se reuniram para viabilizar o atendimento em saúde à população pobre de Curitiba, principalmente crianças. Em seguida é lançado o projeto de construção do Hospital das Crianças, um sonho que viria a se concretizar onze anos depois e após muita mobilização social, em 1930.

Em 1951, o Hospital de Crianças passou a ser denominado Hospital de Crianças Dr. Cesar Pernetta. Diante da crescente demanda, contudo, vieram também as dificuldades financeiras e, em 1966, a artista plástica e ceramista Ety Gonçalves Forte se torna presidente voluntária da mantenedora do Pequeno Príncipe – Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. 

Na época, Ety chegou a bater de porta em porta pedindo comida aos pacientes que estavam internados e lavou, até mesmo, o chão da instituição. Em 1971 o Hospital muda de nome e adota o Pequeno Príncipe, ao mesmo tempo em que se consolida como referência em pediatria no país, se transformando no maior hospital pediátrico brasileiro. 
Hoje, o hospital, sem fins lucrativos, conta com 370 leitos, sendo 60 em UTIs, e realiza por ano cerca de 305 mil atendimentos ambulatoriais, mais de 22 mil internações e 20 mil cirurgias, sendo referência em alta e média complexidade. Ademais, 70% de sua capacidade é destinada ao SUS.

Não à toa, uma das diretrizes do hospital é oferecer tratamento integral e humanizado. Para isso, um conjunto de programas agrega ao cuidado em saúde a perspectiva de garantia dos direitos fundamentais. Entre eles, a inclusão de educação e cultura e de ações organizadas de voluntários.

No dia do aniversário do Pequeno Príncipe, o aplicativo de mobilidade 99 entra na comemoração e oferece até uma corrida com desconto de 20%. Basta cadastrar o cupom 100ANOSHPP. Promoção válida na categoria POP, para corridas pagas no app (cartão de crédito ou Paypal), e limitada a R$ 10.

O centenário também terá atividades culturais para as famílias na Praça Afonso Botelho com direito à presença do mascote do Pequeno Príncipe. Das 13h30 às 17h30, também no dia 26 de outubro, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, o público terá à disposição brinquedos infláveis, brincadeiras, além de muita música, teatro e momentos de diversão. Alunos e professores da Faculdades Pequeno Príncipe também levam orientações de saúde à comunidade. “Nesses 100 anos, se a gente continua é porque toda a sociedade está com a gente. Juntos a gente vai fazer mais. Queremos honrar nosso passado, celebrar nosso presente e contar com vocês para que o futuro seja construído a muitas mãos, com muitas vidas e histórias de sucesso”, explica a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Veja 10 maneiras de doar e ajudar o Hospital Pequeno Príncipe

1) Doação direta

O Hospital Pequeno Príncipe recebe doações diretas, de pessoas físicas e jurídicas, que apoiam as atividades da instituição em prol da causa da saúde infantojuvenil. As doações diretas podem ser pontuais ou continuadas (mensais), efetuadas por meio site “Doe Pequeno Príncipe”, a partir do contato de representantes devidamente contratados pela instituição ou por meio do pagamento de boleto enviado via Correios ao endereço residencial ou comercial de potenciais doadores. Os meios para efetivar as doações diretas são:

• Boleto gerado no site;
• Boleto enviado via Correios;
• Cartão de crédito;
• Cartão de débito;
• Dinheiro em espécie ou cheque (desde que junto a representantes devidamente contratados pela instituição, portando crachá contendo nome, foto e matrícula);
• Depósito/Transferência (DOC/TED) na conta corrente da instituição;
• Débito em conta corrente; e
• Desconto na conta de luz (Copel e Cocel).

2) Incidência de impostos e benefício fiscal

A legislação não prevê benefício fiscal vinculado a doações diretas efetuadas a instituições filantrópicas sem fins lucrativos, à exceção de pessoas jurídicas, que, desde que tributadas pelo lucro real, podem obter benefício fiscal, conforme disposto no § 1º do artigo 13, da Lei nº 9.249/95, na qual se prevê “§ 1º, art. 13, para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido.  Poderão ser deduzidas as seguintes doações: as doações, até o limite de dois por cento do lucro operacional da pessoa jurídica, antes de computada a sua dedução, efetuadas a entidades civis, legalmente constituídas no Brasil, sem fins lucrativos, que prestem serviços gratuitos em benefício de empregados da pessoa jurídica doadora, e respectivos dependentes, ou em benefício da comunidade onde atuem, observadas as seguintes regras: Do valor doado, o que corresponder até 2% do lucro operacional, antes de registrado o valor da doação, terá dedutibilidade no O efeito do abatimento pode ser entre 24% e 34% do valor doado, dependendo do lucro real apurado ao final do exercício fiscal”. As pessoas físicas podem destinar para o Pequeno Príncipe até 6% do IR devido, se a doação for efetuada ao longo do período fiscal, e 3% do IR devido, se a doação for efetuada no momento da declaração (clique aqui para visualizar o passo a passo). As doações devem ser efetuadas até o último dia fiscal do ano (6%) ou até o último dia para entrega da declaração (3%) e podem ser feitas tanto no caso de IR a pagar quanto de IR a restituir. As pessoas jurídicas, por sua vez, podem doar até 7% do IR para os projetos do Hospital Pequeno Príncipe (clique aqui para saber quais são as leis de incentivo e percentuais permitidos para empresas). As doações devem ser feitas até o último dia do período fiscal (trimestral ou anual).

3) Voluntariado: ação e solidariedade
Desde 1919, o Hospital Pequeno Príncipe conhece bem a importância do voluntariado e da solidariedade, pois é fruto da iniciativa voluntária de um grupo de mulheres da comunidade curitibana que decidiu viabilizar um inédito atendimento em saúde para a população carente da cidade, primordialmente as crianças Os voluntários participam da recreação com os pacientes nos ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas, da higienização dos brinquedos e da organização das doações. Para ser voluntário no Hospital Pequeno Príncipe é preciso ter 18 anos completos e ser aprovado no processo seletivo de novos voluntários, que analisará, inclusive, as condições psicológicas do candidato. O voluntário poderá atuar uma vez na semana por um período de duas a quatro horas, de acordo com a modalidade de colaboração e a disponibilidade das vagas. O processo seletivo para novos voluntários é realizado três vezes ao ano, e é necessário que o candidato se dirija pessoalmente ao Setor de Voluntariado, para preencher uma ficha de cadastro no dia e horário indicados no site. Após o preenchimento da ficha, a mesma é submetida à análise para continuidade no processo, que inclui, também, entrevista, treinamento e visita à instituição. O próximo processo seletivo ocorrerá em março de 2020. Na última semana de fevereiro, você poderá consultar neste site as informações sobre as vagas disponíveis e a data de preenchimento de fichas. Devido à grande procura por parte de estudantes para realização de horas complementares, informamos que declarações poderão ser emitidas somente após 50 horas de trabalho. Mais informações: (41) 3310-1253 E-mail: [email protected]

4) Lojinha

Comprar produtos na Loja do Hospital Pequeno Príncipe. São camisetas, canecas, canetas e muito mais. http://www.lojapequenoprincipe.org.br/


Comentários
Assine e navegue sem anúncios