Emanuelle Mattos / Divulgação – Jogadores do HP Tigers comemoram o título estadual

A tarde deste sábado (15) foi de muito futebol americano em Curitiba. Aconteceram as finais do campeonato paranaense masculino e feminino da modalidade. Pela manhã, o Curitiba Silverhawks venceu o Cold Killers. A tarde foi a vez do HP Tigers derrotar o Brown Spiders. As partidas aconteceram no Croco Stadium, único estádio exclusivo da modalidade em Curitiba.

A primeira final do dia reuniu as duas melhores equipes femininas do estado. De um lado as invictas do Silverhawks, time mais antigo da cidade. Do outro, o Cold Killers tentava acabar com a hegemonia das “águias de prata”.

No primeiro tempo o Silverhawks confirmou o favoritismo. Abriu seis pontos de vantagem com um touchdown de Ana Riss. Pouco antes do fim do primeiro tempo, o Silverhawks ainda conseguiu um field goal, deixando o placar em 9 a 0.

No segundo tempo as “lobas” reagiram. Conseguiram parar o ataque das adversárias e ainda marcaram seis pontos. A decisão foi emocionante até o fim, porém o Silverhawks conseguiu sustentar a vantagem feita no primeiro tempo e levou o título.

HP Tigers e a hegemonia

Depois de vencer por duas vezes o campeonato paranaense (2016 e 2017), o Paraná HP decidiu montar um projeto chamado HP Football, no qual duas equipes diferentes disputariam campeonatos diferentes. O Paraná HP disputa o nacional, enquanto o HP Tigers joga o estadual.

E com jovens revelados em sua categoria de base no elenco, o HP Tigers saiu vencedor logo em seu primeiro paranaense. A equipe chegou à final com o handicap de ter vencido o Coritiba Crocodiles na semifinal, levando certo grau de favoritismo. O que foi confirmado logo no início do jogo, quando a equipe abriu 13 a 3 no placar.

No segundo tempo o HP Tigers soube administrar a vantagem, sempre apostando no jogo terrestre. Nos últimos minutos o Brown Spiders conseguiu diminuir, quando em um punt do adversário conseguiu recuperar a bola para marcar o touchdown. A diferença ficou em apenas 6 pontos (16 a 10).

A defesa do Brown Spiders fez sua parte, conseguindo recuperar a posse de bola quando faltavam dois minutos para o fim. Mas em uma falha do quarterback Hulyan, que deu passe errado sofrendo interceptação, o HP Tigers garantiu a vitória e o título paranaense.

Despedida

A partida também marcou a despedida de um dos melhores atletas de futebol americano paranaense. Rodrigo “Max” Zandoná anunciou sua aposentadoria esta semana.

Bicampeão paranaense pelo Paraná HP, Max foi um dos idealizadores do projeto chamado de “HP Football”, que conta com a equipe principal (Paraná HP), o HP Tigers e ainda o HP Cubs, que conta com jovens menores de 18 anos.