O Ibama concluiu neste fim de semana a devolução à natureza de 233 animais silvestres apreendidos em diversos estados do país, a maioria vítima do tráfico.  O retorno ao ambiente de origem, em veículos climatizados, ocorreu após reabilitação em Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto em cinco estados: Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Atualmente, há 24 Cetas do Ibama em funcionamento no país. Em 2017, foram devolvidos à natureza 34.764 animais.


MMA defende plano contra lixo no mar
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participou do evento “Oceano Plástico: como escapar desse emaranhado?”, promovido pela ONU Meio Ambiente e pela Proteção Animal Mundial, em São Paulo (SP), no dia 07 de dezembro. O encontro debateu a situação atual e as soluções inovadoras para a questão do lixo plástico nos oceanos. Na área de políticas públicas, o MMA apresentou a iniciativa de criação do Plano Nacional de Combate ao Lixo Marinho, que está em fase de consulta pública.


Operação verão no Paraná terá 80 dias
Com início em 21 de dezembro e término em 10 de março, uma semana após o Carnaval, a Operação Verão 2018/2019 será uma das mais longas dos últimos anos no Paraná, com duração de 80 dias – 24 dias a mais que a última edição. O Governo do Estado vai destacar 2,2 mil profissionais para reforçar o atendimento no Litoral e na Costa Oeste, dos quais 1,4 mil são agentes da segurança pública. Haverá profissionais das áreas da saúde, saneamento, limpeza das praias, Detran, Meio Ambiente, Copel.


Pack de cerveja livre de plástico será lançado pela Corona
A Corona, marca de cerveja mexicana mais conhecida aos brasileiros, está testando anéis de seis componentes isentos de plástico para utilizar em suas embalagens. Os anéis fazem a junção do pacote com seis latinhas, geralmente, comercializadas no supermercado. No lugar do plástico, a proposta é um material feito de fibras biodegradáveis à base de plantas, com uma mistura de resíduos de subprodutos e materiais compostáveis. A iniciativa é parte do compromisso da marca com a Parley for the Oceans. A estratégia é, nas palavras da marca, não somente “evitar” e “interceptar” o plástico o máximo possível, como também ajudar a “redesenhar” as soluções que usam o material.