O Instituto Brasileiro de Geografia e Estratística (IBGE) acaba de anunciar a contratação temporária de 1.152 recenseadores para o Censo Agropecuário 2017. No Paraná, são 174 vagas, distribuídas por 87 cidades. As inscrições serão efetuadas no período de 23 de outubro a 6 de novembro de 2017, de forma gratuita e presencial, nos Postos de Inscrição do IBGE.

Para concorrer, é preciso ser maior de 18 anos, estar quite com as obrigações eleitorais e ter nível fundamental completo, dentre outros requisitos. O edital, o quadro de vagas e o endereço dos Postos de Inscrição estão disponíveis neste link: https://www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco/17361-2017-3-recenseadorcomplementar.
html

O processo seletivo se dará por meio da análise de títulos, de caráter classificatório. Os candidatos que forem convocados passarão por um treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, com duração total de 4 dias e carga horária de 8 horas diárias. A efetivação do contrato de trabalho está condicionada ao resultado obtido no teste ao final do treinamento.

A jornada de trabalho recomendável para o recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais. A retribuição mensal será por produção, com direito a 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados. Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo durar no máximo 5 meses. As renovações e/ou rescisões estão condicionados ao cronograma do Censo Agro e aos resultados da avalição de desempenho do contratado, que levam em conta o cumprimento de prazos e a produtividade. A abertura deste processo seletivo visa suprir as vagas não preenchidas do edital nº 02/2017, que tinha por objetivo selecionar 18.845 recenseadores por meio de prova de objetiva. O concurso foi realizado em julho deste ano.

SERVIÇO
Inscrições: de 23 de outubro a 6 de novembro de 2017
Divulgação do resultado preliminar: 7 de novembro de 2017
Interposição de recursos: dias 7 e 8 novembro de 2017
Divulgação dos resultados final e dos recursos interpostos: 9 de novembro de 2017
Treinamento e contratação: a definir