Cido Marques/FCC

Na tarde desta sexta (20/4), idosos que frequentam os serviços da Prefeitura oferecidos nas Regionais lotaram o Cine Guarani, na abertura da temporada do “Cinema com Mediação”, do Programa Vivências e Convivências 60+ da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

A abertura do evento contou com batalha de rimas, comandadas pelos MCs Lauro Kalil Moreira Júnior e Rafael Henrique Nascimento da Silva, da Regional Boqueirão. A dupla, que se encontra com a comunidade na Praça dos Menonitas, às quintas-feiras, trouxe muita criatividade para o palco.

Em seguida, abrindo a temporada do “Cinema com Mediação”, foi exibido o documentário musical neozelandês “HIP HOP-Eration”. O filme mostra a trajetória de um grupo de idosos que se aventura com muita energia, alegria e coragem para participar do campeonato mundial de Hip Hop em Las Vegas.

Para o aposentado Geraldo Gaher, o programa, além de oferecer comodidade ao público da melhor idade, trouxe uma programação encantadora. “Foi muito bonito. O programa é muito bem preparado e muito organizado. A temática do filme é muito boa, pois mostrou pessoas de idade lutando pela sobrevivência da vida, tendo seus afazeres domésticos e familiares”, destacou.

Saindo do cinema com um sorriso no rosto, a dona de casa Ivonete Carvalho dos Santos, da Regional CIC, disse que assistir ao documentário foi inspirador. “Eu achei o filme lindo. Ele nos mostra que a idade não é um empecilho, que sempre precisamos acreditar em nós mesmos. Confesso que até me deu vontade de dançar”, revelou.

Parceria

A embaixadora da Nova Zelândia no Brasil, Caroline Bilkey, participou da abertura e ressaltou a alegria de o filme ser exibido para um público especial. “Fiquei muito feliz de participar dessa sessão de hoje. Acredito que o documentário foi bem recebido porque fala sobre a vida, a alegria, vontade de viver, e a idade é só um número”. De acordo com a embaixadora, o Hip-Hop Eration é o documentário neozelandês mais visto em todo o mundo. 

A presidente da FCC, Ana Cristina Castro, afirmou que a parceria com a embaixada é a primeira de muitas. “Agradecemos muito a essa parceria. Nós vamos fazer muito mais coisas juntos. Vamos conhecer um pouquinho mais da vida, dos costumes e da cultura da Nova Zelândia”, disse.

Programa Vivências e Convivências 60+

O programa da FCC oferece ao público idoso oficinas de arte e cultura, visitas mediadas ao centro histórico, participação nos projetos “Alimentando com Música” e “Cinema com mediação”, entre outras atividades. Em 2017, houve um total de 2.200 participações em ações nas diversas linguagens artísticas trabalhadas – artes visuais, patrimônio, audiovisual, circo, dança, música e teatro.

O “Cinema com Mediação” surgiu a partir da ideia da então coordenadora do programa, Janine Malanski. “Quando assisti a esse filme, fique motivada ao ver o trabalho de pessoas com mais de 90 anos que participaram de um grupo de hip-hop”, afirmou.

Estiveram também presentes no evento o assessor de Relações Internacionais do município, Rodolpho Zannin Feijó; a professora Solange Stecz, representando a Universidade Estadual do Paraná, instituição parceira do Programa; o diretor de Ação Cultural da FCC, Beto Lanza; a coordenadora da Cinemateca, Valéria Teixeira; a coordenadora da FCC nas Regionais, Angelina Balaguer e a servidora Niuceia Oliveira, que faz parte da assessoria de Projetos Especiais.

Em cartaz

O documentário será exibido ao público até 27 de abril conforme a programação do cinema. Na terça (24/4), além da exibição do vídeo, um grupo de hip-hop de idosos de Curitiba fará apresentação no local. Com entrada franca, nessa data e no dia a 27/4, já está agendada exibição aos idosos que frequentam os serviços da Prefeitura. A classificação indicativa do filme é de 12 anos.