Diversos segmentos da sociedade passaram por significativas transformações em decorrência da implementação de novas tecnologias. Com as profissões ligadas à área jurídica não é diferente. E para falar sobre o assunto, conversamos com o advogado Helder Eduardo Vicentini que é sócio do escritório Motta Santos e Vicentini em Curitiba.

Quais são as principais mudanças que a tecnologia trouxe para a sua profissão?
No mundo do direito, as empresas de tecnologia, conhecidas como legaltechs, ou lawtechs, estão transformando o mercado jurídico. As principais alterações estão atreladas à utilização da inteligência artificial como instrumento. A tecnologia vai desde a análise estatística que aponta, por exemplo, a proporcionalidade de chances de êxito em uma determinada demanda judicial, até a própria análise de casos práticos, com o sugestionamento dos textos que serão utilizados pelos advogados em suas manifestações.

E onde essa inteligência artificial já está sendo utilizada?
Pela primeira instância da Receita Federal do Brasil, na análise e julgamento de casos administrativos de menor complexidade e valor. Essa prática permite que os auditores fiscais possam focar seus trabalhos nos processos administrativos de maior complexidade, e que envolvam um valor maior de Tributação.

Quais são os principais benefícios dessa ação?
Por exemplo, o Supremo Tribunal Federal implementou um sistema que rastreia as ações com repercussão geral, o que possibilita que os recursos extraordinários sejam julgados com rapidez e precisão. Isso porque quando um desses processos é julgado, os demais semelhantes e vinculados, possivelmente terão o mesmo destino. Reduzindo assim, significativamente, o tempo de julgamento, sobretudo pela ausência da interferência humana.

As ferramentas tecnológicas podem suprir o trabalho do advogado?
Certamente toda essa tecnologia não fará com que a profissão do advogado deixe de existir, pois ainda que o trabalho possa ocorrer de forma mais ágil e eficiente, e que reduza os postos de trabalho na área jurídica, ainda assim será necessária a intervenção humana. Afinal cabe às pessoas o pensamento crítico, a intuição, a astúcia, a criatividade e a própria instrução de comandar a máquina para trabalhar. Porém, essas mudanças exigem do advogado sua imediata adaptação, o estudo aprofundado e a implementação dessas novas tecnologias como ferramenta de trabalho.


Curtas:

  • Aplicativo de lava-car seleciona prestadores de serviço em Curitiba. Considerada uma das capitais mais sustentáveis do Brasil, Curitiba é a terceira cidade a receber a Lavô, um aplicativo de lava-car “on demand” que agenda a data, horário e local da lavagem do carro. O serviço pode acontecer onde o cliente quiser e é um serviço sustentável, já que a lavagem é feita a seco. Com previsão de abertura para clientes a partir de 1o de maio, o aplicativo inicia a seleção de  parceiros no dia 01 de abril. Informações no site https://lavo.online/parceiro e aguardar o treinamento, que acontece no dia 24 de abril.
  • Para comemorar seus 70 anos de atuação em defesa da educação privada, o Sinepe/PR promove uma série de eventos especiais durante 2019. No primeiro deles, realizado no dia 02 de abril, o Sindicato traz um dos maiores pensadores de gestão e liderança do país, José Salibi Neto, para debater sobre o futuro das organizações empresariais. 
  • O Cônsul Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, o diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Sr. Andreas F. H. Hoffrichter e o embaixador da Alemanha, Georg Witschel.
  • Inovação e empreendedorismo.A Hamburgueria Água Verde,do empreendedor Rafael Rebelato e família, está sempre inovando. Desta vez, a criação do prato costelinha suína e de boi defumadas e servidas com molho barbecue e batatas chips. Av. dos Estados, 630 – Água Verde, Curitiba (41) 3013-7177 https://www.facebook.com/hamburgueriaaguaverde/ 

Frase:

“A carreira é orientada pelo objetivo, mas a vocação focaliza-se no propósito de vida, aquela para a qual você nasceu.”
(David McNally)