Fontes próximas ao prefeito Gustavo Fruet (PDT) já prevêm que o impasse nas negociações sobre uma possível aliança com o PSDB do governador Beto Richa e outros partidos para as eleições em Curitiba podem se estender para até 15 de agosto. A legislação eleitoral estabelece que os partidos tem até o próximo dia 5 para realizar suas convenções. Mas a lei também permitem que as convenções deleguem às executivas municipais, as decisões finais sobre candidaturas e coligações. E que o registro das mesmas na Justiça Eleitoral pode ser feito até o dia 15, na véspera do início oficial da campanha.

Atraso
Caso isso aconteça, fatalmente haverá atraso no início da campanha, já que os materiais de propaganda só podem ser impressos depois que os partidos e comitês dos candidatos registrarem seus CNPJs na Justiça. Com o detalhe que a minirreforma eleitoral já reduziu pela metade, de 90 para 45 dias, o período de disputa no primeiro turno.

No páreo
O Partido da Mobilização Nacional (PMN) do pré-candidato a prefeito Rafael Greca – que também disputa o apoio do PSDB com Fruet – realiza neste final de semana, em Curitiba, a convenção para escolha oficial dos candidatos a vereador e prefeito pelo partido para as eleições 2016. A convenção acontecerá no sábado, na Sociedade Morgenau, no bairro Cristo Rei.

Eleições já
Nem Dilma, nem Temer. Levantamento divulgado ontem pela Paraná Pesquisas mostra que a maioria dos brasileiros – ou 62,4% – quer novas eleições para presidente da República. Segundo a consulta, que ouviu 2.020 pessoas maiores de 16 anos em 24 Estados e Distrito Federal e 158 municípios brasileiros entre os dias 20 a 23 de julho, com margem de erro é de 2%, 52% do eleitorado rejeita o governo interino de Michel Temer (PMDB). Apenas 38,9% dos entrevistados aprova a gestão do peemedebista e 23,8% defende que ele permaneça no cargo.

Mais do mesmo
Outros 11,1% defende o retorno da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT). Para 51,8% dos ouvidos, o início da adminisração Temer está indo igual ao que se esperava, 20,9% diz que ela está melhor do que as expectativas, e 20,8% pior. Além disso, 63,1% acham que Temer não deve ser candidato às eleições presidenciais de 2018, contra 33,4% que o querem candidato.

Lula
À outra pergunta estimulada, esta sobre o futuro de Lula, 15,2% dos entrevistados pelo onstituto responderam que preferem a volta dele à presidência da República. Contra 34,1% que disseram preferir que ele simplesmente se aposentasse da política. E 47,7% que fosse preso pelo juiz Sérgio Moro. Não souberam ou não quiseram responder, 3%. Levando-se em conta pesquisa de junho passado, a aprovação da adminstração de Temer passou de 36,2% para 38,9%. A desaprovação caiu de 55,4% para 52%. Aumentou de 8,3% para 9,1% o percentual dos que não souberam ou não responderam à pergunta.

Impeachment
Parte dos movimentos que defendem o impedimento da presidente afastada, Dilma Rousseff, adiou os protestos que faria no próximo domingo para o dia 21 de agosto. O objetivo é que os atos sejam feitos em data mais próxima à da votação no Senado, prevista pelos militantes para acontecer no fim do mês que vem. MBL (Movimento Brasil Livre), Revoltados Online e Nas Ruas estão entre os que vão às ruas apenas em agosto. O Vem Pra Rua, por outro lado, preferiu manter o protesto para o último dia de julho.