Publicidade
Contabilidade Fácil

Impostos de Início de Ano

Estamos iniciando mais um ano e, com isso, alguns impostos anuais começam a chegar em nossas residências. Na verdade, alguns tributos não são mais enviados pelo correio podendo acarretar alguns problemas como esquecer e deixar de fazer o seu pagamento.

Esta informação é sobre o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores que vence agora em janeiro. Quem desejar fazer o pagamento à vista deve ficar atento para não deixar passar a data de vencimento. Deve acessar o site da Receita Estadual ou do DETRAN para imprimir a guia para o pagamento, lembrando que pode ser feito o parcelamento em três vezes.

O segundo imposto é o IPTU – Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, de competência municipal; desta forma o tributo está atrelado à Prefeitura em que o imóvel está localizado. No caso da cidade de Curitiba os carnês serão emitidos para pagamento à vista ou parcelados em dez vezes, com vencimento da primeira parcela para fevereiro.

Para os profissionais liberais ainda temos dois tributos: ISS fixo e os documentos de arrecadação das Entidades de Classe a que os profissionais estão ligados.

O ISS fixo é de competência municipal, pode ser pago à vista ou parcelado conforme a legislação do município determina. A vantagem para o profissional é ser um tributo único e não estando atrelado ao seu faturamento mensal.

No caso dos Conselhos de Classe, as guias vencem normalmente nos primeiros meses do ano, dependendo da atividade exercida pelo profissional. Também é possível o parcelamento desta contribuição, devendo consultar o órgão representativo de classe.

Celso Oliveira é contabilista, professor da Estácio Curitiba

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES