Lucilia Guimarães/SMCS

vacincacaoNesta segunda-feira (26/7), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba amplia a vacinação contra a covid-19 para pessoas com 36 anos completos nascidas no segundo semestre. Também serão vacinadas as pessoas com 36 anos completos do primeiro semestre que não conseguiram ir neste sábado (24/7), gestantes e puérperas (mães que tiveram bebês até 45 dias atrás) com declaração médica.

Com esse chamamento a SMS completa a imunização do grupo de 36 anos. Segundo balanço parcial, 7.875 pessoa foram imunizadas neste sábado (24/7), quantidade inferior às mais de 9 mil esperadas, o que permitiu estoque de imunizantes para completar o grupo.

Devido à limitação de doses, não haverá repescagem para outras faixas etárias e de outros públicos prioritários, o que dependerá de avaliação de estoque remanescente e chegada de nova remessa de imunizantes.

O atendimento será das 8 horas às 17 horas, em 18 pontos de vacinação da cidade (locais abaixo).

Gestantes e puérperas
Para a vacinação das gestantes e puérperas, a Secretaria de Saúde de Curitiba segue as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, que indica para as mulheres desse grupo, a partir de 18 anos, somente os imunizantes Coronavac ou Pfizer.

Além disso, a vacinação contra a covid-19 também está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a mulher e seu médico.

As gestantes acompanhadas pela rede privada devem apresentar nos postos de vacinação da cidade a declaração emitida pelo médico por meio do Portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Já as gestantes e puérperas acompanhadas pelo SUS Curitibano devem buscar orientação na sua unidade de saúde onde faz ou fez o pré-natal. Neste caso, a declaração será incluída no prontuário do E-Saúde e a gestante/puérpera pode procurar um dos pontos de vacinação da cidade.

No momento da vacinação, todas devem apresentar CPF, documento de identificação com foto e comprovante de residência com endereço.

Nesta segunda-feira (26/7) também haverá aplicação de segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose de Coronavac em 28, 29, 30 de junho e no dia 1º de julho e de Astrazeneca em 30 de abril e nos dias 1 e 3 de maio.

O que levar
Para receber a vacina, a SMS orienta fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já pelo site ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.

Também será preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência com endereço de Curitiba (no caso de estar no nome do cônjuge, deve ser apresentada também certidão de casamento ou de união estável).

Locais de vacinação nesta segunda-feira (26/7):
Das 8h às 17h

1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

3 – Centro de Referência, esportes e atividade física
Rua Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra

4 – US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

5 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

6 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

7 – Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri

8 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

9 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

10 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

11 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

12 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, nº 700

13 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

14 – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

15 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

16 – US Orleans
Av. Ver. Toaldo Túlio, 4577 – Orleans

17 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

18 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700