Valquir Aureliano – Fogo em lanchonete da Rua Itupava

A cada uma hora e 55 minutos, um incêndio em edificação é registrado no Paraná. E um dos episódios mais recentes ocorreu em Curitiba na tarde desta quinta-feira (28), com uma lanchonete na Rua Itupava, uma das mais badaladas da cidade, sendo destruída pelo fogo. O estabelecimento, que estava fechado para reforma, fica na altura do número 1.130.

Felizmente, não houve feridos na ocorrência. Mas um homem que trabalhava na obra acabou perdendo a sua moto, que estava dentro da lanchonete e não pôde ser retirada do local antes de o fogo consumir o imóvel. O trecho da Rua Itupava ficou bloqueada para o atendimento dos bombeiros.

Neste ano, os incêndios em edificações estão em alta no Paraná. Até ontem, segundo o Corpo de Bombeiros, 1.147 casos haviam sido registrados no Estado, o que aponta para uma alta de 17,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando os bombeiros atenderam 978 ocorrências desse tipo em todo o Estado.

O número para os três primeiros meses do ano são os maiores desde 2014, quando haviam sido registradas 1.160 ocorrências até o dia 28 de março. Ao todo, foram 23.971 incêndios dessa natureza em todo o estado desde 2014.

Neste ano os incêndios ambientais também estão em alta. Até o dia 24 de março eram 1.306 ocorrências, 57% a mais que no mesmo período do ano passado, segundo dados dos Bombeiros.