LAS VEGAS, EUA (FOLHAPRESS) – Conhecido por parcerias com nomes consagrados como Beyoncé e Shakira, J Balvin pode ser a grande estrela da noite do Grammy Latino 2018, que acontece nesta quinta-feira (15), em Las Vegas.

Na 19ª edição, o colombiano lidera a lista com oito indicações. Assim, ele entra na disputa por prêmios como Melhor Canção do Ano, por “Mi Gente”, Álbum do Ano por “Vibras” e Melhor Canção Urbana por “Downtown”, uma parceria com a Anitta.

No single cantado em espanhol, a brasileira pede para que Balvin a encha “inteira de satisfação”. O videoclipe do hit, em que ela veste um collant preto e abusa da sensualidade, é um dos mais vistos no perfil do Youtube de Anitta, que até o fechamento desta reportagem somava mais de 330 milhões de visualizações.

A química presente na música, impressa no clipe e nas apresentações da dupla levou os fãs à loucura e alguns especulam um possível affair entre os cantores. “Quando que o namoro vai sair?”, foi um dos comentários de uma seguidora no vídeo do show de J Balvin com a presença de Anitta, em Miami, no final de outubro.

No ritmo de reggaeton, “Downtown” integrou o projeto “Checkmate” de Anitta, composto por quatro canções, lançado em 2017. Além da canção que concorre ao Grammy, ela lançou também “Vai, Malandra”, “Will I See You”, com o produtor Poo Bear, e “Is That For Me”, com Alesso.  

Em entrevista à Folha, no início do ano, Balvin disse que Anitta é uma mulher muito especial e afirmou ser “muito grato a ela”. A música que logo se tornou hit foi a segunda parceria do colombiano com a funkeira, a primeira foi em “Ginza”, lançada em 2016.

Além disso, Anitta também foi indicada ao prêmio Melhor Fusão/Interpretação Urbana por “Sua Cara”, música gravada com Pabllo Vittar.

Na cerimônia, a brasileira não estará apenas no aguardo pelos possíveis prêmios a que foi indicada, como também será uma das apresentadoras da noite. Quando recebeu a notícia das indicações, ela comemorou no Twitter e escreveu que chegou onde sempre sonhou estar.

Na última semana, Anitta lançou três vídeos que compõem seu último trabalho, o EP “Solo”. Em um deles, “Não Perco Meu Tempo”, ela beija 24 pessoas de todas as cores e sexos. À Folha, ela disse que costuma “usar os clipes como forma de ‘empoderamento’ feminino, de passar mensagens positivas e de mostrar as referências de minha realidade”.

Entre os representantes do Brasil, Chico Buarque também está na disputa por importante prêmio da noite, o Álbum do Ano, por “Caravanas”. Ele disputa com cantores que, em sua maioria, são do pop, como a mexicana Natalia Lafourcade e Kany Garcia.

Chico também concorre ao prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Lançado em setembro do ano passado, “Caravanas” foi seu primeiro disco de músicas inéditas desde “Chico”, de 2011. A faixa “As Caravanas” concorre ao prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa.

Elza Soares também concorre ao prêmio pelo melhor álbum de MPB por “Deus É Mulher”. Nele, ela ampliou a presença feminina na produção e, nas músicas, clama pelo direito de se manifestar, defende o ensino da cultura afrobrasileira nas salas de aula e menciona o esquema de fraudes envolvendo merendas escolares.

Já a gaúcha Anaadi passou Anitta e se igualou a Chico com indicação a quatro prêmios, entre eles o de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa por “Noturno” -esta categoria também é disputada por Iza (“Dona De Mim”), Erasmo Carlos (“Amor É Isso”) e Ana Vilela, por um álbum homônimo.

Veja a lista dos indicados:

Álbum do Ano

Prometo – Pablo Alborán

Vibras – J Balvin

Caravanas – Chico Buarque

Salvavidas De Hielo – Jorge Drexler

Siguiente – El David Aguilar

Soy Yo – Kany García

Musas (Un Homenaje Al Folclore Latinoamericano En Manos De Los Macorinos), Vol. 2 – Natalia Lafourcade

México Por Siempre! – Luis Miguel

Encanto Tropical – Monsieur Periné

Cuando El Río Suena… – Rozalén

 

Gravação do Ano

No Vaya A Ser – Pablo Alborán

É Fake (Homem Barato) – Anaadi

Mi Gente – J Balvin con Willy William

Internacionales – Bomba Estéreo

Telefonía – Jorge Drexler

Para Siempre – Kany García

X – Nicky Jam e J Balvin

Danza De Gardenias – Natalia Lafourcade junto com Los Macorinos

Bailar Contigo – Monsieur Periné

Malamente – Rosalía

 

Canção do Ano – Prêmio aos Compositores

Antes De Ti – Manú Jalil e Mon Laferte, compositores (Mon Laferte)

Bailar Contigo – Monsieur Periné, compositor (Monsieur Periné)

Danza De Gardenias – David Aguilar Dorantes e Natalia Lafourcade, compositores (Natalia Lafourcade junto com Los Macorinos)

Embrujo – El David Aguilar, compositor (El David Aguilar)

La Puerta Violeta – Rozalén, compositora (Rozalén)

Malamente – Antón Alvarez Alfaro, Pablo Diaz-Reixa e Rosalía, compositores (Rosalía)

Para Siempre – Kany García, compositora (Kany García)

Robarte Un Beso – Mauricio Rengifo, Andrés Torres, Carlos Vives e Sebastián Yatra, compositores (Carlos Vives e Sebastián Yatra)

 

Melhor Álbum Instrumental

Recanto – Yamandu Costa

Hamilton de Holanda Trio – Jacob10zz – Hamilton De Holanda Trio

AluÊ – Airto Moreira

No Mundo dos Sons – Hermeto Pascoal & Grupo

 

Melhor Álbum de Música Popular Brasileira

Mano Que Zuera – João Bosco

Caravanas – Chico Buarque

Edu, Dori e Marcos – Edu Lobo, Dori Caymmi e Marcos Valle

Campos Neutrais – Vitor Ramil

Deus é Mulher – Elza Soares

 

Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa

Recomeçar – Tim Bernardes

Relax –  Kassin

Lenine em Trânsito – Lenine

Casas – Rubel

Ecos do Acaso e Casos de Caos – Jay Vaquer

 

Melhor Álbum de Samba/Pagode

Alô Vila Isabeeeeel!! Martinho Da Vila

Prazer, eu sou o Ferrugem – Ferrugem

Munduê – Diogo Nogueira.

Amor e Música –  Maria Rita

Só vem!  – Thiaguinho