Cesar Brustolin

Curitiba mantém o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em 0%. Assim como em 2017, esse foi o resultado alcançado no primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Foram vistoriados 24.304 imóveis em toda a cidade, como residências, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e escolas. “Mesmo com o índice de infestação em 0%, nove focos do mosquito foram encontrados na cidade. Sinal de que não podemos descuidar do nosso ambiente”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Tatiana Faraco.

O LIRAa é uma ferramenta que apresenta a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões da cidade e ajuda a Prefeitura a direcionar as ações contra o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A participação da população pode ser ainda melhor, ressalta Tatiana. Neste primeiro levantamento de 2018, 1.947 pessoas se recusaram a receber o Agente de Combate a Endemias. “Os agentes trabalham uniformizados e identificados por crachá. É muito importante para a saúde da cidade, que a população os receba e acompanhe durante a vistoria”, explicou. Um segundo LIRAa será feito no segundo semestre. 

Cuidados

Embora o índice de infestação atual tenha permanecido em 0%, é importante que a população não descuide, evitando locais com acúmulo de água, e fazendo a limpeza semanal dos quintais e áreas abertas. 

O Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, da SMS, faz diversas ações para o controle do mosquito, como uma rotina de vistorias de casa em casa, comércios, espaços públicos, pontos estratégicos e armadilhas; e coleta de entulhos do programa Curitiba Sem Mosquito.

Por meio deste programa, foram recolhidos este ano 145.720 quilos de entulho e lixo nas regionais Tatuquara, Cajuru e Boa Vista, numa ação conjunta com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
 


Combata a proliferação do mosquito Aedes aegypti:
1 – Mantenha caixas, tonéis e barris de água tampados.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se for guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água.
9 – Lave pelo menos uma vez por semana, com água e sabão, recipientes utilizados para guardar água.
10 – Os vasos de plantas aquáticas também devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.