Semelhantes quanto à importância, a indústria e o agronegócio paranaenses reagem de forma distinta à ressaca da economia, que começa a apresentar sinais de recuperação de indicadores importantes, como inflação e emprego. No primeiro semestre do ano, enquanto o agronegócio bateu recorde em produção e produtividade, aumentando a oferta de grãos e colocando o Estado em relevo, a indústria continua lutando para superar os efeitos da crise.

As oportunidades para os setores e para a economia serão debatidas por especialistas – como o ex-senador e engenheiro agrônomo, Osmar Dias, e a comentarista Salete Lemos – na 1ª FeinaCoop (Feira Nacional de Negócios para Cooperativas), que acontece de 19 a 21 de setembro, no Expo Arapongas, no Norte do Paraná. As palestras têm vagas limitadas e taxa para inscrição. O evento, promovido pela Mark Messe, terá ainda uma feira com 8 mil m² de área com diversas empresas expondo seus produtos e serviços, além de Dia de Campo.

O agronegócio tem sido a saída para a crise, que poderia ser maior se não fosse o setor. A encruzilhada são os preços que estão baixos, desestimulando a produção. O preço do milho chegou abaixo do custo de produção e há a falta de políticas públicas que estimulem a produção, avalia o presidente da Federação da Agricultura no Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette.

O presidente da Federação das Indústrias Estado do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, ressalta que, em maio, houve sinais de recuperação, com as vendas do setor industrial crescendo 10,87% em relação a abril. Porém, mesmo com esse aumento, as vendas acumuladas de janeiro a maio de 2017 tiveram queda de 8,77% em comparação com o mesmo período de 2016.

Assim como todos os segmentos da economia nacional, a indústria foi fortemente impactada por esta crise econômica que o país ainda tenta superar. A indústria paranaense não fugiu à regra e, de 2014 a 2016, acumulou queda de 20,56% em suas vendas. Com isso, é possível dizer que o nível de vendas industriais paranaenses dos cinco primeiros meses deste ano se equivale ao que foi registrado no mesmo período de 2004, ressalta Campagnolo.

Fugindo à regra, oito dos 18 setores pesquisados pela Fiep apresentaram resultados positivos de vendas nos primeiros cinco meses do ano. Os que tiveram maiores aumentos foram os de ‘Celulose e Papel’ (+28,58%), ‘Veículos Automotores’ (+12,41%) e ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (+8,81%). Por outro lado, entre os dez setores em queda, os que apresentaram maiores retrações foram os de ‘Edição e Impressão’ (-39,52%), ‘Têxteis’ (-27,28%) e ‘Vestuário’ (-23,63%).

Para Campagnolo, apesar de ser impossível dizer que uma crise tenha um lado positivo, ela ao menos fez com que as empresas revisassem seus processos produtivos e readequassem suas estruturas, assim como estimulou o lançamento de novo produtos ou a busca de novos mercados por aquelas que procuraram aumentar as exportações.

O Brasil e o Paraná possuem cadeias produtivas com potencial exportador, que podem dar uma boa resposta para a recuperação e o crescimento de nossa economia. Em resumo, o lado positivo disso tudo é que muitas das lições aprendidas pelas indústrias nesse período de crise servirão para impulsionar as empresas quando houver a efetiva retomada do crescimento, opina o presidente da Fiep.

Mesmo numa situação mais confortável, ainda existem gargalos a serem sanados no agronegócio. Para Meneguette, eles residem na infraestrutura e logística. Temos aumento de produção e problemas de transporte e armazenagem que precisam ser sanados. Da porteira para dentro, o produtor rural está fazendo sua lição de casa, mas nos falta uma política agrícola mais equilibrada que incentive a produção. Outra questão que depende diretamente da conscientização do produtor rural é a degradação dos solos, avalia o presidente da FAEP.

Na indústria, a qualificação é citada como principal desafio para a produtividade do setor, mas também pesam outros fatores. Infelizmente, não temos um ambiente de negócios favorável, que estimule de fato o empreendedorismo e o investimento produtivo. O excesso de burocracia, uma carga de impostos elevada e com um sistema tributário extremamente complexo, altos encargos e uma legislação trabalhista antiquada, falta de segurança jurídica em diversas áreas e gargalos em nossa infraestrutura são algumas das principais dificuldades que impactam o setor produtivo e precisam de soluções, defende Campagnolo.

Previsões – Para o segundo semestre, a expectativa para o agronegócio paranaense é de ainda mais crescimento, apesar dos problemas recentes envolvendo a pecuária de corte e as oscilações do mercado externo, como a safra americana e da variação cambial. Apesar de tudo, continuaremos crescendo e sendo grandes produtores e exportadores. O Paraná se destaca como grande produtor de soja, milho, feijão, café. Temos o maior plantel de suínos e somos o maior produtor e exportador de aves. Ainda há muito mercado para os produtos brasileiros, prevê Meneguette.

Na indústria, a expectativa da Fiep é de consolidação de uma tendência de crescimento para que o setor comece a recuperar, efetivamente, as perdas causadas pela crise nos últimos anos, tendo como alavanca o setor de alimentos, já que deve ter bons resultados na esteira da safra agrícola recorde deste ano. Além dele, setores que vêm tendo bons resultados nas exportações, como os de Celulose e Papel e Veículos Automotores, podem puxar a recuperação da indústria, segundo Campagnolo.

Mas, em última instância, tudo vai depender dos desdobramentos da crise política que o Brasil ainda atravessa. A indefinição em relação ao futuro da presidência da República acaba interferindo na tomada de decisões das empresas quanto a investimentos e contratações. Se a questão econômica não for descolada da crise política, podemos ter novos percalços até o fim do ano, avalia o presidente da Fiep.

 

SERVIÇO:

1º FeinaCoop – Feira Nacional de Negócios para Cooperativas

Local: Expoara (Rua Guaratinga, 4.455 – Parque Industrial II) – Arapongas/PR

Data: 19 a 21 de setembro de 2017

Horário: das 9 às 18 horas.

Informações: www.feinacoop.com.br