Publicidade

Informe de Rendimentos para o Imposto de Renda

Chegamos aos meses que os contribuintes devem apresentar a declaração de ajuste do Imposto de Renda, relativos aos rendimentos auferidos no ano de 2018. Este artigo tem a finalidade de orientar o contribuinte a buscar as informações para realizar a correta declaração de Imposto de Renda.
Os contribuintes que possuem um emprego assalariado devem procurar junto a sua empresa esse informe, pois este documento é o que a Empresa transmitiu à Receita Federal durante o mês de Fevereiro de todos os colaboradores. Nesse informe, que é um documento padrão, pois é a própria Receita Federal que normatiza, constam todas as informações relativas às rendas auferidas pelo contribuinte ao longo do ano passado. Também constam os valores recebidos sofre férias e décimo terceiro, além de todos os valores que foram retidos na fonte, como o INSS e o Imposto de Renda.
É importante alertar que o contribuinte não pode utilizar o seu holerite mensal para fazer a declaração de Imposto de Renda, devendo sempre utilizar esse informe oficial.
Para os aposentados junto ao INSS, o informe de rendimentos deve ser retirado na internet, no site https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml, onde devem ser informados o número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF do aposentado. Lembrando que, por ser aposentado, o contribuinte deve continuar fazendo a sua declaração de Imposto de Renda se estiver nas condições de obrigatoriedade que o fisco exige para esta declaração.

DESTAQUES DOS EDITORES