Franklin de Freitas – Praia lotada pouco antes da virada do ano: esse cenário é comum desde o começo da temporada nos balneários do Litoral

De acordo com estimativa da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), entre o Natal e a virada do ano três milhões de pessoas passaram pelo Litoral paranaense. O número aponta para um aumento de 76% no movimento em relação à temporada da passada, quando 1,7 milhão de pessoas curtiram o final de ano nas praias do Paraná.

Uma estimativa do Verão Maior — as ações do governo do Estado no Litoral paranaense — pelo menos 2,5 milhões de visitantes estavam nas praias no show de fogos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Foi o maior espetáculo de queima de fogos da história do Litoral paranaense.
Em Matinhos, cerca de 1 milhão de pessoas que estavam na orla assistiram o espetáculo, sendo um deles no Morro do Boi. Em Guaratuba o céu ficou colorido com os fogos que partiram do Morro do Cristo e de uma balsa atracada na Praia Central, ação inédita no Paraná. Foram cerca de 15 minutos de espetáculo. Em Pontal do Paraná, a queima de fogos foi na Praia de Leste.

Este movimento intenso vem desde o lançamento do Verão Maior, no dia 21 de dezembro. Proprietário de uma pousada e de uma lanchonete em Matinhos, Cícero Caboclo de Lima conta que no ano passado a praia já começou a encher lá pelo dia 22, 23 de dezembro. No ano anterior, o movimento só foi aumentar mais significativamente depois do Natal. “Melhorou uns 50% (o movimento). Minha esperança é de que seja uma boa temporada e a expectativa é que melhore bastante. A casa tem estado sempre cheia”.

Em sua segunda temporada administrando o Restaurante Brisa do Mar, em Guaratuba, a empresária Vivian Maciel também demonstra animação. “Está melhor do que no último verão e os colegas que estão há mais tempo dizem que está sendo um dos melhores inícios de temporada dos últimos anos”.
E se o comércio no litoral está abarrotado de consumidores, natural também que as praias fiquem tomadas pelos veranistas, formando um verdadeiro mar de pessoas e guarda-sóis na areia e no calçadão. Nas ruas, o fluxo de veículos muito acima do habitual – mesmo para essa época do ano – provocava pontos de congestionamento e lentidão.

Mesmo que a previsão acabe não se cumprindo, entre os comerciantes parece ser quase unanimidade que o começo da temporada de verão 2019-2020 está sendo um dos melhores dos últimos tempos.
Até depois do Carnaval

O Verão Maior mantém as atividades até depois do Carnaval e termina em 1º de março. Nesses 74 dias, o Litoral e as prainhas do Lago de Itaipu (Oeste) e do Rio Paraná (Noroeste) vão contar com efetivo maior de policiais e bombeiros e reforço nos serviços de saúde, saneamento e energia, além de limpeza das praias e monitoramento da qualidade das águas. A programação inclui cultura, esporte e lazer e também ações de proteção ambiental.
Além disso, as secretarias e autarquias do Estado também estão empenhadasem levar atrações para as areias e nas próximas semanas devem ser divulgadas algumas atrações com artistas nacionais.


Atração

Cinema na Praia
Em uma nova iniciativa do Governo do Paraná, através da SANEPAR e da Renault / Instituto Renault, será lançado amanhã, o programa itinerante “Cinema na Praia” (extensão do Cinema na Praça), projeto inédito no litoral paranaense que tem o intuito de promover a economia local além de levar lazer e entretenimento aos frequentadores dos balneários do litoral paranaense durante o Verão Maior 2019/2020.

Uma carreta com um painel de LED vai percorrer 10 balneários entre os dias 3 a 24 de janeiro. As sessões acontecerão sempre às sextas, sábados e domingos, às 20 horas cada uma com 400 cadeiras. Complementarão as atividades sessões de alongamento para a Melhor Idade (16 horas) e aulas de Zumba (17 horas).
O filme escolhido é “Hotel Transilvânia”, produção infantil de classificação livre. A estreia será amanhã, na cidade de Pontal do Paraná no balneário de Pontal do Sul. A carreta chegará na cidade no dia anterior à exibição do filme e ficará parada em um ponto definido pela administração municipal.