Reprodução/Legado facebook

Termina neste domingo, dia 02 de maio, o prazo para startups de todo Brasil se inscreverem gratuitamente na terceira edição do Legado Semente, um programa de incubação que oferece 12 vagas para negócios sociais e ambientais com potencial de escala em mais de 50 horas de mentoria e rodada com investidores do setor socioambiental. Pela primeira vez a  oportunidade terá abrangência nacional e será 100% online.

Desde 2019 o Instituto Legado de Empreendedorismo Social disponibiliza incubação especializada em impacto social e já acelerou 15 empreendimentos de forma totalmente gratuita.

Para 2021 as vagas serão ampliadas e ofertadas para todo território nacional na modalidade online. A iniciativa oferece aceleração para negócios que utilizam tecnologia para gerar impacto socioambiental positivo.

Os empreendedores sociais interessados não precisam apresentar formalização jurídica da startup, mas devem ter superado a fase de ideação do produto ou serviço e devem estar buscando validação do mercado. A inscrição deve ser realizada no site do Instituto Legado até este domingo, dia 02, no www.institutolegado.org. 

É vetada a participação de iniciativas vinculadas ao poder público ou a partidos políticos. No ato da candidatura, os empreendedores sociais deverão submeter um vídeo de apresentação de até dois minutos, com informações sobre o problema socioambiental resolvido, a solução oferecida, o impacto esperado e a equipe envolvida. As aplicações serão avaliadas por uma banca examinadora que anunciará o resultado da seleção ainda em maio nos canais institucionais do Legado. 

As startups selecionadas serão beneficiadas com modelo de incubação do Vale do Silício, conduzido por mentores da Valoo Busines Growth & Financing e outros parceiros estratégicos especializados no setor social. As aprovadas terão acesso a mentorias, assessorias e capacitações de maio a outubro de 2021, com encontros quinzenais, online e totalmente gratuitos.