A sala de estar é aquele ambiente de relaxamento e descontração. Quando sozinhos, lá passamos um tempo de qualidade descansando, curtindo a casa, fazendo uma boa leitura… Também é o local ideal para reunir familiares e amigos a fim de apreciar a companhia e criar boas memórias juntos.

Para garantir o melhor proveito destes momentos é importante contar com um projeto luminotécnico adequado para o espaço. Uma sala de estar precisa ter uma iluminação que proporcione conforto e aconchego, sem deixar de lado a  estética, é claro. Para te ajudar a obter uma iluminação assertiva para a sua sala de estar, preparamos quatro dicas:

Tons quentes

Luzes com tons quentes são perfeitas para criar uma atmosfera acolhedora. Suas temperaturas mais altas são ideais para os momentos de descanso, proporcionam mais relaxamento se comparadas às temperaturas mais baixas dos tons frios.


Pendente Nórdico Jabuticaba, disponível na Nordecor. Crédito: Divulgação 



Iluminação indireta

A iluminação indireta é aquela que rebate no teto ao invés de ir diretamente ao encontro do chão, o que evita o ofuscamento e a formação de sombras, iluminando o ambiente uniformemente. Os spots são uma boa opção para criar esse efeito, pois o modelo possui a luz voltada para cima.


Spot para Trilho Ivo, disponível na Nordecor. Crédito: Divulgação 



Pendentes

Os pendentes são importantes elementos no décor. No caso das salas de estar: podem tanto ser os grandes protagonistas do ambiente, sendo utilizados como iluminação principal; ou podem realçar uma determinada peça, sendo colocados acima dos mais variados móveis, como mesas e apoiadores.


Pendente Led Misa, disponível na Nordecor. Crédito: Divulgação



Abajures

São uma excelente opção para as salas de estar, principalmente as mais compactas. A Nordecor oferece diversas opções de formas e tamanho de abajures, essa versatilidade permite que eles possam ser encaixados em vários espaços do ambiente. O interessante é que a peça permite ousadia e possibilita inúmeras composições criativas.


Abajur de Coluna Ring, disponível na Nordecor. Crédito: Divulgação