SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Instituto Alana está com as inscrições abertas para o prêmio Desafios Criativos da Escola 2019.


Em sua quinta edição, o concurso, realizado pelo programa Criativos da Escola e voltado para iniciativas de estudantes de 13 a 17 anos de todas as escolas do Brasil, terá uma novidade, que engloba uma imersão internacional.


Ao todo, serão selecionadas sete iniciativas, de alunos dos ensinos fundamental e médio, de projetos que promovam histórias de transformações e proponham soluções para questões que afetem suas escolas, comunidades ou até mesmo cidades onde moram.


Entre os quesitos que serão avaliados por dez jurados, de acordo com o educador e jornalista Gabriel Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola, estão o protagonismo infantojuvenil, a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade e o poder de transformação social.


“Tem um peso muito grande o que sentimos os projetos e como eles são sentidos pelos participantes. Desde o primeiro Criativos da Escola, a gente já avaliou cerca de 4.500 de todos os cantos do país”, diz Gabriel Salgado.


Segundo ele, além dos tradicionais de R$ 1.500 para cada projeto selecionais e R$ 500 para cada educador ligado a eles, a premiação este ano levará alunos e professores para Roma, na Itália.


“Levaremos três alunos e um professor de cada projeto selecionado”, diz o coordenador. O objetivo da viagem, na segunda quinzenal de novembro, é promover intercâmbio com estudantes de outro país, participar de caminhada em defesa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de evento com o papa Francisco.


Entre os projetos que venceram que anos anteriores destacam-se o de estudantes da escola Julia Alenquer Fontenele, de Pindoretama (Ceará), que, devido à falta de agência bancária na cidade, criaram um banco comunitário, e os da Etec Jaraguá, em São Paulo, que, a partir da análise de letras de rap, ajudaram a montar aulas de história, filosofia e sociologia, o que foi chamado de “A visão do Rap”, com conteúdos que depois foram levados a outras escolas.


Para inspirar estudantes e motivar educadores, o Criativos da Escola disponibiliza em seu site material de apoio, composto por vídeos, textos e jogo de cartas (“A Missão”), e até um canal no Youtube.


As inscrições podem ser feitas no site do Criativos da Escola (https://criativosdaescola.com.br/) até o dia 30 de junho.