O Instituto MetSul confirmou a ocorrência de neve e chuva congelada na Região Sul de Curitiba e também em Campo Largo, na Região Metropolitana.  “Em pontos de Curitiba, a precipitação invernal ocorre na forma de chuva congelada e em outros na forma de neve. Pequenas diferenças de cota de altitude influenciam”, publicou o MetSul pelo Twitter, junto com vídeos encaminhados por internautas. Na capital, um dos registros, feito por Jeferson da Luz,  e publicado pelo Metsul foi no Contorno Sul, entre a BR-116 e a entrada de Araucária, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Outros registros foram no Sítio Cercado. “No início da noite, em call com o coordenador da previsão do Inmet em São Paulo Marcelo Schneider, discutimos que ponto de orvalho em Curitiba era -1°C e fazia 4°C. E com a atmosfera não saturada de umidade, floco de neve se conserva e estava propício a nevar. Aconteceu!”, afirmou o Metsul no Twitter.

Já o Insituto Simepar publicou também no Twitter relato de provável chuva congelada entre os bairros Jardim das Américas e Uberaba, também em Curitiba. Internautas também publicaram  no Facebook  possível neve nos bairros Xaxim e Jardim Américas. 

Curitiba só havia registrado neve em 1973 e 2013. Os institutos Somar Meteorologia e Simepar confirmaram na tarde desta sexta-feira (21) que a Região Metropolitana de Curitiba registrou a queda de flocos de neve com chuva congelada. O episódio teria acontecido no Morro do Araçatuba, em Tijucas do Sul, durante a manhã desta sexta. Por meio de seu perfil oficial no Twitter, o Simepar publicou a imagem de um boneco de neve feito justamente nesse morro. No texto, os meteorologistas ainda escreveram “Confirmação: a neve chegou no Paraná”. Segundo o Metsul, como a massa de ar frio gradualmente enfraquece nas próximas horas, as chances denovas “nevascas” diminuem progressivamente neste sábado (22), mas as previsões de geada sem mantêm.

A capital teve nesta sexta (21) a tarde mais fria da história desde 1997, quando o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) começou a medir as temperaturas. A máxima registrada nesta tarde foi 5,3°C. O recorde anterior era do dia 23 de julho de 2013, dia em que nevou em Curitiba, quando a tarde registrou máxima de 5,6°C. Depois da euforia da neve que não chegou nem a Curitiba, Palmas e General Carneiro, somente a Tijucas do Sul, o sábado (22) deve ter geada e forte entre as regiões oeste, sul, centro-sul e RMC ainda por conta da massa de ar frio sobre o Paraná.