Acusado de ser um impostor, o intérprete da linguagem de sinais dos discursos feitos durante a homenagem ao ex-líder sul-africano Nelson Mandela afirmou em entrevista ao jornal local The Star que estava “alucinando e ouvindo vozes” durante o evento realizado nesta na terça-feira (10), no estádio Soccer City, em Johanesburgo.

Na quarta-feira (11) o intérprete já havia sido denunciado pela comunidade de surdos da África do Sul. Agora, Thamsanqa Jantjie se defende dizendo que sofreu um “episódio esquizofrênico” enquanto estava no palco por conta da grandiosidade do evento e da alegria de participar da homenagem.

Não havia nada que eu pudesse fazer. Eu estava sozinho em uma situação muito perigosa. Tentei me controlar e não mostrar ao mundo o que estava ocorrendo. Peço desculpas, disse à publicação.

Jantjie ainda garantiu ter as qualificações para atuar como intérprete de língua de sinais e revelou ter recebido US$ 85 para participar da homenagem de Mandela – o intérprete foi visto por todo o mundo na TV próximo a líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O partido governista CNA, quem contratou Jantjie por meio da empresa SA Interpreters, prometeu abrir uma investigação para apurar a veracidade dos argumentos do suposto intérprete.