SMCS

No fim do mês de março, o Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas iniciou as intervenções em dois pontos do leito do Rio Bacacheri. Os serviços estão em andamento e acontecem no trecho de 125 metros entre as ruas João Gbur e Canadá, no Boa Vista, e no interior do Parque Bacacheri. 

Além de proteger o talude de possíveis erosões, as obras têm o objetivo de conter a vazão do rio e minimizar seu potencial destrutivo em períodos de cheias. O Rio Bacacheri pertence à sub-bacia do Rio Atuba e seus eventuais transbordamentos afetam pelo menos quatro bairros de Curitiba: Boa Vista, Bacacheri, Bairro Alto e Tarumã.  

De acordo com a descrição do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, na área do leito do rio entre as vias rápidas que levam do Boa Vista ao Centro (Rua João Gbur) e do Centro ao Boa Vista (Rua Canadá) estão sendo implantados muros de contenção no talude. “Em virtude de praticidade, do baixo impacto ambiental e da longa durabilidade, os muros estão sendo construídos em forma de gabião”, disse. 

Na área do Parque Bacacheri está sendo feita a detenção do rio, com a implantação de duas estruturas de controle também em forma de gabião. Cada um dos dois muros tem cerca de 20 metros de comprimento, com 63 metros cúbicos de pedras envoltas por uma manta metálica.

“Essas ‘barreiras’ terão a finalidade de interromper o escoamento normal das águas do rio, diminuindo a velocidade da vazão e atenuando a capacidade de provocar estragos com inundações e alagamentos”, explicou o secretário.

A previsão do Departamento de Pontes e Drenagem é que o trabalho no Rio Bacacheri esteja concluído até o final do mês de maio. 

Cuidados com a saúde

Ao comentar sobre as obras no Rio Barigui, nesta quarta-feira (15/4), em seu perfil nas redes sociais, o prefeito Rafael Greca observou que a execução dos serviços respeita as recomendações de proteção contra o novo coronavírus.

“Nossas obras públicas ao ar livre, com distanciamento social e responsabilidade, prosseguem garantindo este importante setor da nossa economia. Enquanto os operários ganham seu pão abençoado pelo trabalho, no vale do Rio Bacacheri, vamos construindo a bacia de detenção de cheias e contenção lateral com gabiões. Vai tornar mais fácil a vida dos curitibanos que moram no entorno da Rua João Gbur, Rua Canadá, Parque Bacacheri e Avenida Erasto Gaertner”, apontou Greca. 

Listada em decretos estadual e municipal que regulam as atividades em tempo de pandemia da covid-19, a construção civil está entre as áreas essenciais que devem seguir com suas atividades. O setor já tem por hábito dispor equipamentos de segurança para seus trabalhadores. Os tradicionais capacetes, óculos e luvas, em muitos casos, estão sendo reforçados por máscara de proteção facial. Também foram reforçadas as orientações para o uso frequente de álcool em gel e a lavagem das mãos com água e sabão.