Orlando Kissner/Arquivo ANP – “Formau00e7u00e3o de geada em 2017 na Capital: risco aumenta a partir de junho”

 O Alerta Geada, serviço oferecido pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), começa hoje e vai até o fim do inverno em 22 de setembro. O serviço informa gratuitamente aos cafeicultores a probabilidade de ocorrência de geada na região cafeeira com antecedência de 48 e 24 horas, influenciadas pela entrada de massas de ar frio.
Em condições normais ocorrem de um a quatro eventos de frio intenso por ano, mais concentrados entre o Centro e o Sul do Estado, podendo atingir o Norte. Em 2017 houve cinco ondas de frio intenso e foram emitidos dois alertas de geada em 9 de junho e 17 julho. Neste ano, as projeções indicam um comportamento dentro da média histórica.
“Até o momento tudo indica La Niña fraca, sem sinais de intensificação que poderia agravar o frio no sul do Brasil”, diz o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia.
Ainda segundo Duquia, o inverno normal no Paraná caracteriza-se pela diminuição das chuvas em comparação com as outras estações e o ingresso de massas de ar frio a partir da segunda quinzena de maio. “Geadas são mais frequentes em junho e julho, quando as temperaturas médias ficam mais baixas”.
O Alerta Geada também beneficia produtores de hortaliças, comércio de vestuário, construção civil e turismo.