Franklin de Freitas – Vitrines do Centro da cidade estu00e3o tomadas por casacos

O inverno está chegando – começa oficialmente hoje, às às 7 horas e sete minutos. E com a estação mais gelada, vem também uma grande oportunidade de negócio para as lojas de roupas de Curitiba, que desde a semana retrasada registam uma boa aquecida nas vendas de peças da moda outono/inverno, as mais indicadas para os dias de frio.
Na Secret Outlet, que trabalha com o comércio de roupas de grifes masculinas famosas em ponta de estoque, as vendas de roupas para inverno teriam começado ainda no mês passado, com um movimento bem grande, segundo aponta Andrei Amaral, proprietário do estabelecimento.
“Tivemos um aumento das vendas não só neste mês, mas mês passado também já tivemos uma boa procura de inverno”, diz o empresário, indicando ainda que o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, ajudou a impulsionar as vendas. “Para nós, está melhor do que no ano passado. Esperamos uma alta de 20 a 30% nas vendas em comparação com o inverno passado”, complementa.
Já Leandro Silveira, proprietário da Simone Modas, torce por mais dias de frio para que as vendas permaneçam em alta. Segundo ele, a procura por roupas para o frio, edredons e jogo de lençol começou a crescer há cerca de duas semanas, embora a empresa esteja desde fevereiro com a coleção de inverno em suas prateleiras.
“Quando começa o frio, automaticamente começa a procura. O que influencia nas vendas é a estação que está lá fora”, aponta o empresário, que confia em vendas melhores do que no ano passado. “Esse inverno vai ser melhor, com certeza. Penso que vamos vender no mínimo 5% a mais. Mas temos de ter sorte e torcer para que o frio continue, porque se mudar o clima, não tem muito o que fazer.”

Estação deve ter “frio normal” e menos chuvas
Se a esperança dos lojistas de roupas é pelo máximo de dias gelados para maximizar as vendas das roupas de inverno, ao menos nesta largada a estação mais fria do ano deve cumprir com as expectativas.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o primeiro dia de inverno no estado será de céu nublado, com tempraturas variando entre 8ºC e 26ºC. As menores temperaturas ocorrem na Capital e na Região Central, enquanto as maiores temperaturas devem ser registradas na Região Noroeste. 
Segundo a previsão do Simepar, não deve chover no primeiro dia deste inverno. Há condições para formação de nevoeiros entre os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, que devem perder força durante a manhã. À tarde o sol predomina em todas as regiões.
Já na sexta-feira, as temperaturas sobem um pouco em todas as regiões, exceto no Sul. É que uma frente fria de fraca atividade se aproxima do Paraná, aumentando as nuvens na região Sul, o que favorece também a ocorrência de chuvas fracas pontuais.
No sábado o tempo fica estável, ao passo que no domingo outra frente fria avança pelo Sul do país, causando instabilidade. Estão previstas chuvas para todas as regiões paranaenses no início da semana, mas o tempo deve melhorar a partir de quarta-feira (27).
Já com relação ao inverno como um todo (a estação perdura até 22 de setembro), o Simepar aponta que há entre 40 e 45% de probabilidade de a estação ser menos chuvosa do que o normal, com neutralidade do fenômeno El Niño. 
Quanto à temperatura, a tendência é de normalidade, ao contrário do que ocorreu no ano anterior, quando o frio foi menos intenso.