Agentes no Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, concluíram a verificação de produtos têxteis e medicamentos mais vendidos no inverno. Dois autos de infração foram lavrados por haver menos produto que o indicado pelo fabricante e outros oitos por irregularidades na embalagem, como altura dos caracteres ou falta de indicação quantitativa. A Operação Inverno foi feita entre 24 de junho e 10 de setembro, em Curitiba e na região de Cascavel. 

Entre os produtos averiguados estão lãs, fios para tricô e crochê, barbantes e linhas, além de medicamentos, como xaropes expectorantes, antigripal, analgésicos, paracetamol, diclofenato de potássio, dipirona sódica, solução nasal, protetor labial, vaporizantes e descongestionantes, gel higienizante antisséptico. 

Foram realizados pré-exames em 60 itens, com 180 unidades verificadas, entre os 20 locais de revenda visitados. A operação também compreendeu os exames realizados nos laboratórios do Ipem, onde foram concretizados em 25 itens entre os citados. 

O resultado final da operação mostrou que, no aspecto quantitativo, de acordo com o presidente do IPEM, Rubico Camargo, as empresas têm envasado seus produtos de maneira correta, principalmente medicamentos. Os laboratórios dispõem de estrutura que permite acondicionamento com equipamentos de precisão e alto grau de confiabilidade, explica. 

As empresas que comercializam lãs e linhas algumas vezes não dispõem de aparelhamento suficientemente apurado e, por isso, apresentam pequenas irregularidades no aspecto quantitativo. Especialmente no caso das linhas, em que o desconto do peso do cone nem sempre é feito de forma correta, completa Rubico. 

O gerente de Pré-Medidos do Ipem, Sérgio Camargo, acrescenta que em lãs e linhas também foram detectadas irregularidades no aspecto formal, principalmente quanto à altura dos caracteres indicativos da quantidade nominal do produto que, em tamanho inferior ao determinado pela legislação, determinaram a lavratura de autos de infração. Esses fabricantes terão dez dias para apresentar defesa ao IPEM. 

O Ipem possui Ouvidoria e qualquer pessoa que queira fazer uma denúncia ou apresentar sugestão pode entrar em contato pelo telefone 0800-645 0102.