Arquivo/AN-PR – Centros de comércio nos bairros: pós-pandemia

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) tem mapeados nas dez regionais os polos de atividades econômicas e de atração de deslocamentos que concentram estabelecimentos de comércio e serviços.

O estudo identifica os principais “centros nervosos” de cada região, com relação ao comércio e serviços, e vai servir como partida de programas para impulsionar a economia local no pós-pandemia, com segurança na circulação de pessoas, nas chamadas centralidades funcionais de Curitiba no pós-pandemia.

De acordo com o mapeamento preliminar, na Regional Bairro Novo entre os endereços de atração econômica e de deslocamentos estão as ruas São José dos Pinhais, Izaac Ferreira da Cruz e Eduardo Pinto da Rocha.

Na Regional CIC, os polos de destaque estão nas ruas Antônio de Oliveira Santos, Léa Moreira de Souza Moura e Engenheiro Eduardo Afonso Nadolny.

Na Regional Boqueirão, são exemplos as ruas Bley Zorning e Primeiro de Maio e no Cajuru, as ruas Delegado Leopoldo Belczak e Filipinas.

Na Regional Boa Vista, são destaques os centros de bairro da Avenida Prefeito Erasto Gaertner e da Rua Alberico Flores Bueno e em Santa Felicidade as avenidas Manoel Ribas e Vereador Toaldo Túlio e a Rua Professor João Falarz.

Na Regional Pinheirinho, a Avenida Brasília é um dos exemplos de centralidade, assim como na Regional Portão está a República Argentina e na Matriz, além do centro tradicional, há eixos como o da João Gualberto, que têm comércio e serviços aquecidos. Na Regional Tatuquara, as atividades se concentram na rua Enette Dubard.

Desenvolvido em etapas, o trabalho deverá incluir vistorias em cada uma das regionais para avaliação dos modelos a serem aplicados.