Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

A usina de Itaipu completa 46 anos de criação, neste domingo (17). E, entre este domingo e segunda-feira (18), a binacional, que já produziu 30 milhões de megawatts-hora (MWh) em 2020, inicia uma operação de ajuda ao Paraguai e à Argentina. A usina vai verter água para aumentar o nível do Rio Paraná a jusante (abaixo da barragem).

A seca vem impedindo a navegabilidade Rio Paraná e, por consequência, prejudicando a exportação de grãos dos dois países vizinhos. A abertura do vertedouro, tomada em decisão das chancelarias e referendada pelo Conselho de Administração de Itaipu, liberará água suficiente para o escoamento da safra pela hidrovia que leva a produção direto aos portos de Buenos Aires e do Uruguai.

O vertimento deve durar 12 dias. A última abertura havia ocorrido no dia 16 de junho do ano passado, mas apenas como medida operacional.

Produção

Para se ter ideia do que representam os 30 milhões de MWh, apenas quatro hidrelétricas no mundo conseguiram fechar todo o ano de 2019 com produção similar ou superior. Foram elas: as usinas chinesas de Três Gargantas e Xiluodu, a canadense Churchill Falls e outra chinesa, Xiangjiaba.

No acumulado desde o início da produção, em maio de 1984 (ou seja, dez anos depois da criação da empresa), já são mais de 2,7 bilhões de MWh, energia suficiente para atender à demanda por energia elétrica do planeta inteiro por 43 dias.