Assine e navegue sem anúncios [+]
Recorde

Itaipu recebe o visitante de número um milhão, e faz festa

(Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional)

Argentino casado com uma brasileira, o milionésimo visitante do Complexo Turístico Itaipu em 2018, Silvio Mentucci, é um retrato perfeito da binacionalidade que simboliza a usina brasileiro-paraguaia. Ele e a família foram recepcionados com festa, às 10h35 da manhã dessa sexta-feira (21), por diretores da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu, responsável pela gestão do turismo na usina. 

Ao lado da mulher Daniela de Oliveira e do filho Leandro Mentucci, o empresário Silvio, radicado em Jundiaí (SP), contou que fez uma visita à Itaipu há pouco tempo, mas o filho, Leandro, estudante de Engenharia, ficou curioso para visitar a parte interna da usina. “Não esperávamos uma recepção tão especial. Jamais esqueceremos”, disse Silvio.

A marca de um milhão de visitantes é um recorde para a usina. É a primeira vez em 41 anos que Itaipu supera essa marca no turismo. Durante a cerimônia comemorativa à marca, o diretor-geral da Itaipu, Marcos Stamm, disse que a empresa vivia mais um momento histórico, se consolidando como promotora de desenvolvimento regional e geradora de riquezas. 
Segundo o diretor, o turismo de Itaipu tem metas audaciosas para os próximos cinco anos. “Em 2023, queremos que 2 milhões de pessoas cruzem a Barreira de Controle da Itaipu”, disse. 

Para atingir a meta dos 2 milhões, o diretor do PTI, Jorge Callado, anunciou que, em breve, o Laboratório de Turismo apresentará novas atrações. As últimas foram: Itaipu Kids, Itaipu Tecnologia e as Iluminações Temáticas da Barragem.

A solenidade contou também com as presenças dos diretores Newton Kaminski (Coordenação), Cezar Ziliotto (Jurídico), João Pereira (Administrativo) e Mario Antonio Cecato (Financeiro Executivo). O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, também participou do evento. 

Tradição
Após a recepção festiva, a família Mentucci seguiu de Veículo Elétrico para a Visita Especial, para realizar o sonho de Leandro e conhecer o interior da maior geradora de energia elétrica do planeta. Em seguida, almoçaram no restaurante do Porto Kattamaram. Para registrar a data, os Mentuccis ainda receberam uma lembrança do projeto Ñandeva. 
De acordo com a superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Patrícia Iunovich. “O fato de o milionésimo visitante ser da Argentina confirma uma tradição na usina. Depois dos brasileiros, os argentinos são os que mais visitam a hidrelétrica”, afirmou. 

Turismo em Itaipu
A Itaipu abriu as portas para visitação em 1977. Desde então, tem sido o segundo atrativo turístico mais procurado da região. Perde apenas para o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga o maior conjunto de quedas d´água do planeta. 

No total, a usina recebeu até hoje mais de 23 milhões de turistas.

Hoje, o Complexo Turístico Itaipu conta com pelo menos 13 opções de passeios. Entre eles, estão: Visita Especial, Panorâmica, Itaipu Kids, Itaipu Tecnologia, Ecomuseu, Refúgio Bela Vista e Iluminação da Barragem. 

Como Itaipu é uma geradora de energia e não visa lucro com o turismo, toda a receita líquida arrecadada na venda dos ingressos é investida num fundo tecnológico e convertida em ações de educação, ciência e tecnologia.

Para mais informações, acesse: https://www.turismoitaipu.com.br/

A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2017, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 86,4% do Paraguai.

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK