Reprodução

Entre esta terça-feira (12) e 4 de junho, sempre às 11 horas, nas terças-feiras e quintas-feiras, o Itaú Cultural oferece em seu site (www.itaucultural.org.br) e também no Youtube (https://www.youtube.com/user/itaucultural) aulas de ilustração para crianças, com os professores e também ilustradores profissionais, Augusto Figliaggi e Gabriela Gil. Ele já lançou diversas publicações, como os livros infantis Morto Vivo, feito junto de Cristian dos Santos, e O Pequeno Livro Amarelo, em parceria com Elaine Guarani, além das histórias em quadrinhos Paiaguá – Donos do Rio e O Legado do Mal Azar. Ela, é professora de ilustração na Quanta Academia de Artes, formada em Artes Visuais e pós-graduada em Design Gráfico. Estas atividades integram as iniciativas idealizadas para o público mirim e toda a família, neste período de recolhimento.

Gabriela começa a série de aulas, no dia 12 (terça-feira) ensinando a preparar um zine com uma folha de papel e técnicas de ilustração a partir de colagens. A figura do urso conduzirá a criação dos participantes. A cada semana ela elegerá um animal para guiar as técnicas propostas. No dia 14 (quinta-feira) é a vez de Figliaggi dar a sua aula na qual mostra como fazer um Saci Pererê e outras figuras folclóricas usando, como base, rascunhos a partir de formas geométricas.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Sobre os professores

Augusto Figliaggi é graduado em artes visuais e mestre em estudos de cultura contemporânea. Mescla sua carreira de ilustrador com a de contador de histórias. Em ilustração produz material para editoras diversas e produções autorais, além de se dedicar ao universo da publicidade. Entre o seu trabalho autoral estão os livros infantis Morto Vivo, feito junto de Cristian dos Santos, e O Pequeno Livro Amarelo, em parceria com Elaine Guarani, e as histórias em quadrinhos Paiaguá – Donos do Rio e O Legado do Mal Azar.

Gabriela Gil é ilustradora e professora de ilustração na Quanta Academia de Artes. Formada em artes visuais e pós-graduada em design gráfico, sua produção é focada em publicações ilustradas, divertidas e para todas as idades.

SERVIÇO
IC para crianças – aulas de ilustração
Com Augusto Figliaggi e Gabriela Gil
De 12 de maio a 4 de junho
Com vídeos postados sempre às 11h, às terças e quintas-feiras
https://www.itaucultural.org.br/
Classificação: Livre

Danças urbanas, jogos, desafios e parada de mão

Sempre às quartas-feiras e domingos, às 11h, o Itaú Cultural promove em seu site (www.itaucultural.org.br) aulas de dança para crianças. A arte-educadora e pesquisadora Flora Gussonato se dedica à primeira infância, até os 6 anos, enquanto o professor e corógrafo Renato Cruz produz conteúdos para crianças a partir dos 7 anos. Eles conduzem o público mirim, até o dia 27 de maio, quando outros dois professores assumem as aulas, em práticas iniciáticas de dança, compostas por exercícios de aquecimento, alongamento, passos básicos, sequências técnicas e alguns jogos para experimentação do movimento corporal e assimilação dos conteúdos.

Na aula do dia 13 (quarta-feira), Cruz ensina o que são as danças urbanas. Começa com um aquecimento segmentado, onde as crianças exploram o que as articulações são capazes de fazer. Também ensina um passo chamado cross, do estilo hip hop dance e encerra com um jogo e a proposta de um desafio. No dia 17 (domingo), Flora conduz os participantes em um breve aquecimento, dançando e explorando os diferentes pontos de apoio dos pés: metatarsos, calcâneos, bordas internas e externas. Para finalizar, ensina como fazer a preparação para uma parada de cabeça.

As aulas foram desenvolvidas dentro de uma metodologia que considera as especificidades de conteúdo criado para utilização online. Dessa maneira, elas visam o desenvolvimento progressivo de quem acompanha e uma participação mais ativa do aluno nos processos de aprendizagem.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Sobre os professores

Flora Gussonato é artista, arte-educadora e pesquisadora. Mestre em artes da cena com habilitação em teatro, dança e performance, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é também bacharel em artes cênicas pela mesma instituição. Como formação complementar, possui pós-graduação em teoria psicanalítica, com prática clínica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente, faz pós graduação em neurociência, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Educadora há 12 anos, tem experiência em diversos setores, lecionando e coordenando projetos em dança, teatro, consciência e expressão corporal para crianças, jovens e adultos desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental, educação inclusiva, área social, formação técnica e universitária.

Renato Cruz é mestre em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com graduação em dança. É coordenador de danças urbanas, na Escola Petite Danse, professor da Escola Livre de Dança da Maré, da Escola Parque, da Escola Eleva e da Universidade Estácio de Sá. Como diretor e coreógrafo da Companhia Híbrida de Danças Urbanas, ganhou prêmios como o Funarte, O Boticário e Iberescena. Suas peças já foram apresentadas por todo o Brasil e no exterior. É diretor artístico da Arena Híbrida Festival de Hip Hop e do projeto sociocultural Arte É o Melhor Remédio, que oferece oficinas gratuitas de dança na comunidade do morro do Turano, no Rio de Janeiro, além de apresentações em hospitais e escolas públicas da região.

SERVIÇO
IC para crianças – aulas de dança
Com Renato Cruz e Flora Gussonato
De 3 a 27 de maio (às quartas-feiras e domingos), com vídeos postados sempre às 11h
https://www.itaucultural.org.br/
Classificação: Livre