Publicidade

ITR 2019

A Declaração do Imposto Rural, declaração para aqueles que possuem imóveis rurais, deve ser entregue até o dia 30 de setembro. A Receita Federal está esperando 5,7 milhões de declarações este ano, conforme informações da própria entidade que, no ano passado, recebeu 5,6 milhões de declarações.
O ITR é recolhido por quem possui bens na região que não é urbana, onde o imposto que deve ser recolhido é o IPTU para a prefeitura, no local em que está localizado o imóvel do contribuinte.
Para fazer a declaração, o primeiro passo é fazer o donwload do programa no site da Receita Federal, após a elaboração e entrega da declaração quase no mesmo formato da declaração de imposto de renda da pessoa física, serão gerados os valores que o contribuinte deverá pagar a titulo de Imposto
Territorial Rural.
Caso o contribuinte não entregue até a data final da declaração, será gerada uma multa de 1% do valor devido do imposto. Mas, caso valor da multa seja inferior a cinquenta reais, será cobrada uma multa desse valor.
A declaração pode ser retificada caso o contribuinte perceba que não informou algo ou precise fazer a modificação de alguma informação que está incorreta. Para isso basta fazer a transmissão novamente da declaração informando o recibo de entrega.
Esta declaração possui perguntas e respostas que ajudam o contribuinte na hora de declarar. Ele pode ser acessado no endereço: http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/ditr-declaracao-do-imposto-sobre-a-propriedade-territorial-rural/perguntas-e-respostas-itr/perguntas-e-respostas-itr-2019-versao-1-0.pdf/view.

Celso Oliveira é contabilista, professor da Faculdade Estácio Curitiba

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES