Divulgação

Doze dos 54 deputados estaduais da Assembleia Legislativa, ou 22% do total, mudaram de partido durante a “janela partidária”, fechada no último sábado. O PSD do pré-candidato ao governo, Ratinho Júnior, foi o que mais atraiu parlamentares: Ademir Bier (ex-PMDB), Francisco Bührer (ex-PSDB), Reinhold Stephanes Júnior (ex-PSB), e Mauro Moraes (ex-PSDB). Além deles, a deputada Mara Lima trocou o PSDB pelo PSC, que também deve apoiar Ratinho Jr. O PP da governadora e pré-candidata à reeleição, Cida Borghetti, foi escolhido por dois deputados: Luiz Carlos Martins – que deixou a legenda de Ratinho Jr; e Gilberto Ribeiro, que era do PSB.
Podemos
O PSL do presidenciável Jair Bolsonaro (RJ) foi a esolha dos deputados Felipe Francischini, que era do Solidariedade, Ricardo Arruda, que saiu do PEN. Já Adelino Ribeiro deixou o PSL para se filiar ao PRP. O Podemos do senador e também presidenciável Alvaro Dias filiou Raska Rodrigues, que era do PV, e Fernando Scanavacca, que veio do PDT.
Escolinha
A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acatou recurso do senador Roberto Requião contra decisão anterior no qual ele havia sido condenado a devolver dinheiro gasto com elaboração e transmissão de matérias que teriam cunho político-partidário, ideológico e de promoção pessoal pela Rádio e TV Educativa do Paraná. A ação foi movida por um advogado de Curitiba em 2009.
Devolução
O autor alegava que quando era governador, entre 2007 e 2010, Requião teria desvirtuado o objetivo da TV pública, que seria divulgar informações e programas de caráter educativo, artístico e cultural à sociedade paranaense. Em 2012, a 1ª Vara Federal de Curitiba julgou a ação parcialmente procedente, determinando ao senador que pagasse os valores gastos pelo canal público com a elaboração e transmissão de diversos programas, entre eles, Governo Hoje, Diário do Governo, Opinião do Governador, Flash Educativa, Pra seu Governo, e outros programas.
Narciso
Requião recorreu alegando que não houve qualquer lesão ao patrimônio público. Segundo o relator, desembargador federal Luiz Alberto d’Azevedo Aurvalle, nos programas e matérias indicados na sentença, embora haja um viés ‘narcisístico’, o interesse jornalístico seria inegável, pois trariam prestação de contas da gestão. “Certo, pela frequência de tais emissões televisivas, é possível vislumbrar um padrão talvez narcisístico de governar. Entretanto, ainda que moralmente reprovável para alguns, com a vênia da ilustre julgadora de primeiro grau, não há como detectar a finalidade exclusiva de promoção pessoal”, avaliou o desembargador.
‘Cachorrada’
Requião ficou irritado com a não inclusão de seu nome na pesquisa Ibope sobre a eleição para o governo divulgada ontem. “CBN e Ibope fazem pesquisa para o governo do Paraná e excluem meu nome, cachorrada sem vergonha. Pelo jeito já estou eleito”, reclamou o peemedebista. 
Coluna
O deputado estadual e radialista Luiz Carlos Martins (PP) terá que se afastar da Assembleia para realizar um tratamento da coluna. Com fortes dores, foi diagnosticado pelos médicos que Martins sofreu uma cisão na última vértebra da coluna. Após o uso de coletes e também medicação, foi constatado que será necessário que ele se submeta a uma cifoplastia, um procedimento ambulatorial usado para tratar fraturas por compressão dolorosa na coluna vertebral. O procedimento é feito injetando cimento acrílico no interior da vértebra.