Divulgação – Jeep Commander: as versões T270 e T380 têm duas opções de motores cada

Depois do grande sucesso doCompass Jeep espera repetir com o Commander, que estreia com a missão de liderar e ampliar uma categoriados utilitários esportivos grandes, de sete lugares. Maior e mais sofisticado SUV já desenvolvido e produzido no Brasil, o Commander tem apenas duas versões, Limited e Overland, ambas completas e sem custos extras para os poucos opcionais – o cliente pode escolher cinco cores externas e duas colorações do couro do revestimento de bancos, portas e painel na cabine.

O novo Jeep oferece as mesmas duas opções de motorização do Compass no País: T270 turboflex (185 cv/180 cv e 27,5 kgfm) e T380 turbodiesel (170 cv e 38,7 kgfm). Os preços do Commander Limited são de R$ 199.990 (flex) e R$ 259.990 (diesel) e o Overland sai por R$ 219.990 (flex) e R$ 279.990 (diesel). O motor 1.3 turboflex, rende até 185 cv com etanol, eo conjunto esbanja fôlego nas acelerações e retomadas, mesmo em um carro de 1.685 kg. Segundo medições da Jeep, o Commander acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 202 km/h. Se o SUV estiver com gasolina no tanque, os números caem para 10,4 segundos e 200 km/h, respectivamente.

O câmbio automático Aisin de seis marchas, que é bem escalonado e esperto. Surpreende também a boa calibragem da suspensão, que é firme e impede que a carroceria incline excessivamente nas curvas – algo pouco usual para um SUV (que já tem o centro de gravidade mais alto) de grandes dimensões como o Commander. As versões movidas a diesel com câmbio automático ZF de nove marchas tem tração nas quatro rodase reduzida e três modos de ajustes para diferentes terrenos (Sand/Mud, Snow e Auto). Também está disponível o sistema Jeep de assistência do controle de velocidade em descidas. Apesar de ter mantido os mesmos 170 cv do motor diesel já usado em versões do Compass, Rebegade e Toro, o propulsor passou por melhorias como uma nova calibração, novo volante do motor, novo conversor de torque, nova turbina e teve a curva de pedal aprimorada.

O resultado de tudo isso se reflete em ganho no torque máximo, que é de 38,7 kgfm – ante os 35,7 kgfm anteriores. O incremento aconteceu para evitar que o Commander tivesse o desempenho afetado, já que ele é mais pesado do que as versões turboflex: são 1.885 kg. Quem esperava que o Commander seria apenas um Compass de sete lugare se enganou.

As dimensões são muito mais generosas (4,77 m de comprimento, 1,86 de largura e 1,70 de altura) do que o irmão menor de plataforma, e o design tem personalidade própria. Na frente, faróis e para-choque são bem diferentes do SUV menor. Atrás, o lançamento tem lanternas mais retangulares e um recorte reto na tampa do porta-malas para abrir espaço na terceira fileira de bancos.

Espaço, aliás, é o que não falta na cabine alojada na ampla distância entre-eixos de quase 2,8 metros. A segunda fileira de bancos pode ser deslizada para frente ou para trás, ampliando o espaço para passageiros ou bagagem. O acesso à terceira fileira é feito puxando uma alavanca. Lá atrás, de acordo com a Jeep, dois adultos com até 1,80 metro de altura viajam com conforto na fileira extra, cujos bancos podem ser rebatidos facilmente para ampliar o tamanho do porta-malas. E falando nisso, são 1.760 litros para bagagens com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados.

VERSÕES, PREÇOS E ITENS DE SÉRIE DO JEEP COMMANDER

JEEP COMMANDER LIMITED: R$ 199.990 (T270 turboflex 4×2) / R$ 259.990 (T380 turbodiesel 4×4)
Itens de série: • 7 airbags • controle de cruzeiro adaptativo (ACC) • alerta de colisão com frenagem automática • detecção de ponto cego e de tráfego cruzado • alerta de mudança de faixa • frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas • sensor de fadiga • leitura de placas de velocidade • comutação automática de faróis • sistema de estacionamento semiautônomo (park assist) • controles de estabilidade e de tração (com função Traction Control Plus na motorização turboflex) • tração nas quatro rodas com reduzida (na versão turbodiesel) • controle de velocidade em descidas (apenas na versão 4×4 turbodiesel) • faróis full LED • rodas de liga leve de 18 polegadas • bancos, portas e painel revestidos em couro e suede preto (ou cinza opcional) • quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas • central multimídia UConnect com tela tátil de 10,1 polegadas integrada à plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para smartphones • carregador de celular por indução • destravamento das portas sem chave • partida do motor por botão • bancos dianteiros com ajustes elétricos • abertura elétrica do porta-malas.

JEEP COMMANDER OVERLAND:  R$ 219.990 (T270 turboflex) / R$ 279.990 (T380 turbodiesel)
Itens de série (acrescenta ou substitui em relação à versão Limited): • rodas de liga leve de 19 polegadas • bancos revestidos em couro e suede marrom (ou cinza opcional) • teto solar panorâmico • sistema de som premium Harman Kardon de 450 W com nove altofalantes • banco do passageiro com ajustes elétricos • porta-malas com sensor de presença • tomadas de 127 V • plataforma Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle • detalhes inferiores na cor da carroceria (apenas na versão turbodiesel).