Divulgação/Athletico.com.br – Sálvio conversa online com jogadores do Athletico

O time profissional do Athletico Paranaense teve uma atividade diferente na noite da última terça-feira (7). De forma virtual, jogadores e membros da comissão técnica da equipe principal, além das comissões técnicas das Categorias de Formação, participaram de uma palestra com o ex-árbitro de futebol Sálvio Spínola Fagundes Filho.

Durante cerca de uma hora, Sálvio passou detalhes das alterações nas regras de jogo, divulgadas pelo IFAB (órgão responsável por alterar regras de futebol), e que estão em vigor desde o início do mês passado.

Entre as principais mudanças, estão pontos sobre a mão na bola de forma acidental, infrações cometidas na cobrança do pênalti, regras do impedimento e VAR. No VAR, ficou decidido que, em todo lance de revisão que for interpretativo, o árbitro precisará rever o lance no monitor à beira do campo.

“Toda informação é importante para nós, ainda mais neste período de pandemia, que temos mais tempo para aprender e evoluir”, destacou o volante Wellington. “E poder ter um especialista na área, nós passando os detalhes dessas mudanças na regra, é fundamental para não termos dúvidas quando os jogos retornarem”, completou o capitão da equipe.

Sálvio Spínola é ex-árbitro de futebol. Além de diversas partidas em campeonatos nacionais, apitou a final da Copa América de 2011, entre Uruguai e Paraguai, jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana, e duelos das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Aposentado desde 2011, Sálvio foi comentarista de arbitragem da ESPN Brasil, entre 2013 e 2019. Atualmente, exerce a mesma função no Grupo Globo.