Johann Zarco largará na frente na etapa da Alemanha da MotoGP. Num treino classificatório marcado por muitas quedas e bandeiras amarelas em Sachsenring, o francês acabou beneficiado por sua queda, já na reta final da tomada dos tempos. O acidente acabou a sessão antecipadamente e impediu diversos concorrentes a melhorarem suas marcas.

É a primeira pole position de Zarco na temporada. O piloto da Pramac fez 1min20s236 e sai na frente de Fabio Quartararo, da Yamaha, o líder do Mundial de MotoGP, e de Aleix Espargaró, que surpreendeu com sua Aprilia.

O francês briga pela liderança geral com o compatriota e espera diminuir a desvantagem em relação a Quartararo, que tem 115 pontos, 14 a mais que Zarco. O australiano Jack Miller aparece em terceiro, com 90.

Zarco tentava melhorar sua marca restando dois minutos para o fim do treino quando se desequilibrou e foi parar na barreira de proteção. As bandeiras amarelas impediram que Quartararo buscasse s quinta pole seguida e beneficiaram Zarco. Pela sexta vez na carreira o francês larga na frente, já que a queda não ocasionou ferimentos.

Num treino marcado pelas bandeiras amarelas, o campeão da MotoGP, Frank Mir, lamentou muito não conseguir ir além do 17° lugar. “Os sentimentos em geral estão um pouco melhores que ontem, também um dia não muito difícil” brincou, sobre a dificuldade nos treinos na Alemanha.