Divulgação/Coritiba – Giovanni: ele não atua desde novembro de 2019

O técnico do Coritiba, Jorginho, elogiou os meias Giovanni e Giovanni Augusto, que estão voltando de lesão e passam a fazer parte dos planos para as próximas partidas. No entanto, admitiu que a contratação de mais um jogador dessa posição não está descartada.

Giovanni, 26 anos, não atua há nove meses, desde 30 de novembro de 2019. Ele sofreu lesão em janeiro e voltou a figurar no banco de reservas no último domingo, na vitória por 1 a 0 sobre o Sport.

Giovanni Augusto, 30 anos, chegou ao Coritiba no início de 2020 e atuou em seis jogos desde então (dois como titular). Jogou os 13 minutos finais da partida de domingo.

CARACTERÍSTICAS
“Apesar de serem meias, são jogadores de características completamente diferentes”, explicou Jorginho, na entrevista coletiva pós-jogo. “O Giovanni Augusto, apesar de vir atrás, dar o último passe e fazer uma virada, ele consegue transitar entre linhas, da segunda e da terceira linha do adversário. Já o Giovanni tenta ser o terceiro volante, que vem de trás, tem excelente passe e pouco perde a bola. E isso foi uma das dificuldades que tivemos hoje (domingo). É algo que precisamos melhorar isso, sim. São dois jogadores de muita qualidade”, declarou.

REFORÇOS
Sobre a necessidade de contratar mais um meia, Jorginho admitiu que isso pode ocorrer. “Se aparecer uma oportunidade de um meia que venha nos ajudar, temos que estar sempre abertos”, disse. As lesões, suspensões, desgaste físico e o calendário apertado por causa da pandemia são fatores que aumentam a necessidade de um elenco numeroso e qualificado, explicou Jorginho. “Hoje o Rhodolfo saiu com dores… O Patrick saiu com dores. É muito difícil repetir a equipe. A gente sempre vai ter problemas (para escalar) e precisa qualificar o elenco”, afirmou.

REVEZAMENTO
Como jogador, Jorginho atuou por seis temporadas no futebol alemão (Bayer Leverkusen e Bayern de Munique). Para ele, é preciso repetir no Brasil a estratégia dos técnicos europeus. “É como se faz na Europa. Na minha época de jogador, os treinadores já faziam esse revezamento. Porque é uma pegada muito forte, de jogar quarta, sábado, quarta, domingo. É muito difícil manter os jogadores no altíssimo nível. Quando tem elenco bom, essa é a diferença”, argumentou.

CONDICIONAMENTO FÍSICO
Jorginho afirmou que Giovanni ainda não tem condicionamento físico para atuar um jogo inteiro. “Converso muito com a preparação física e a fisiologia. Ele (Giovanni) consegue 20, 30 minutos. Ele diz que joga um tempo inteiro (45 minutos), mas a gente sabe que não é tão simples. É um jogador muito importante, de nível técnico maravilhoso. Ele tem persistência, tem confiança no poder técnico e na leitura de jogo. Tem que ser passo a passo”, comentou.

ELENCO
Além dos dois Giovannis, o Coritiba conta também com Gabriel, Yan Sasse e Thiago Lopes para a função de meia-ofensivo. Outro jogador que pode atuar nessa função é Neilton, que costuma jogar como ponta ou atacante.

Com o técnico anterior, Eduardo Barroca, o time não utilizava meias ofensivos. Jogava com um volante, dois médios e dois pontas. Para a posição de médio-centro, o elenco conta com Galdezani, Luiz Henrique e Matheus Bueno. O volante Matheus Sales também pode atuar como médio.

O ponta Rafinha, 37 anos, é outro jogador que pode atuar como meia ofensivo, mas sofreu uma fratura e só volta a atuar em 2021.