Após o jornal inglês The Independent publicar nesta semana uma matéria criticando o Brasil, o jornal também britânico The Mirror resolveu fazer a mesma coisa e publicou nesta quinta-feira (17) uma matéria intitulada O lado negro da sede da Copa do Mundo, Brasil: cartéis de droga, assassinatos e agitação civil”.

Na reportagem, o jornal diz que os turistas ingleses precisam estar cientes dos perigos nesse enorme país, o quinto maior do mundo”. No texto, é citada a violência dos Black Blocs durante o protesto dos professores e a recente ameaça do PCC ao evento, além da alta taxa de assassinatos do país.

A publicação ainda aponta o descontentamento da população com o evento por conta dos gastos excessivos do mundial, pontuando que os brasileiros podem estar entre os mais apaixonados fãs de futebol, mas em relação a sediar a Copa do Mundo, está claro que nem todo mundo ficou contente.

Um porta-voz dos torcedores ingleses, contudo, defende a viagem ao Brasil no final do texto e aponta que, assim como em qualquer grande cidade do mundo, é preciso ter cuidado para não frequentar lugares perigosos.

Críticas mais ácidas

Se o jornal The Mirror foi mais contido (talvez mais realista) ao apontar os problemas do Brasil, o jornal The Independent seguiu uma via mais ácida e apontou que, no país, a polícia aparentemente tem uma facilidade e vontade para atirar.

O jornal ainda reproduziu um comentário que diz que os equipamentos necessários para a próxima Copa do Mundo são a tradicional  vuvuzela e um colete à prova de balas.