Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

O leilão do Hospital Evangélico de Curitiba e da Faculdade Evangélica do Paraná, realizada em setembro deste ano, foi suspensa pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A decisão foi publicada pelo Tribunal na segunda-feira (3). Na decisão, o leilão não foi cancelado, mas suspenso até que sejam julgados os recursos que questionam o pregão.

O Evangélico e a Faculdade foram arrematados por R$ 215,5 milhões em leilão realizado no dia 28 de setembro, mas recursos questionam parte da documentação apresentada pelo consórcio vencedor.

O pregão de setembro atraiu três grupos investidores, porém, um dos grupos não compareceu. Esse foi o segundo leilão do Evangélico, já que o primeiro, realizado em 17 de agosto, foi desfeito. Na ocasião, o consórcio que havia arrematado as instituições por R$ 259 milhões descumpriu o prazo de dois dias úteis para o pagamento do sinal – equivalente a 20% do valor da arrematação -, provocando a desfeita do primeiro leilão de venda.

O Evangélico atende 35 mil pessoas por mês – sendo a grande maioria pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, recebe pouco mais da metade (51%) dos casos de emergência de Curitiba e da Região Metropolitana. 95% dos atendimentos feitos no Evangélico são do SUS. Os outros 5% são referentes a convênios e atendimento particular.

O hospital é conhecidamente referência no tratamento de queimados. Conforme a instituição, é também referência em cirurgias plástica e bariátrica, transplantes de fígado e rim, neurocirurgia, ortopedia e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.