Divulgação – Stonic: SUV traz estilo mais esportivo e se destaca pelo teto colorido

Um SUV compacto híbrido leve, que usa bateria de 48 V e motor elétrico apenas para ajudar nas impulsões, assim é o Stonic,com que a Kia dá início às vendas de seus veículos eletrificados também no Brasil.

O modelo já está nas concessionárias da marca, em versão única por R$ 149.990.  O Stonic tem um sistema híbrido leve – o motor três-cilindros 12V a gasolina de 1,5 litro, com injeção direta e turboalimentação, gera 118 cv e 17 kgfm de torque máximo, que sobe a 120 cv e 20,4 kgfm com a ajuda do pequeno impulsor elétrico, em combinação acoplada a transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas com três modos de condução (Eco, Normal e Sport. 

Usando o sistema elétrico apenas para ajudar o motor a combustão, o Stonic tem consumo aferido pelo Inmetro de 13,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. O motor desliga nas paradas do trânsito e nas rodovias, em retas e descidas, é ativado o modo de condução “velejar”, uma espécie de “banguela” tecnológica que desliga o propulsor e o carro segue no embalo para economizar combustível, com câmbio desacoplado. Com 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,52 m de altura, o Stonic garante bom espaço interno para quatro ocupantes na cabine graças aos 2,58 m de distância entre eixos.

O porta-malas é médio, tem capacidade de 325 litros. As rodas são de liga leve aro 17”. O sistema de infoentretenimento é controlado na tela de 8 polegadas sensível ao toque, que espelha funções do smartphone via Apple Car Play ou Android Auto e também mostra as imagens da câmera de ré.

Os passageiros traseiros podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo. O pacote de conforto do Stonic também inclui ar-condicionado digital automático, volante multifuncional e computador de bordo com tela digital colorida de 4,3” no centro do quadro de instrumentos, com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

Os sistemas de segurança incluem seis air bags (dois frontais, dois laterais e duas cortinas), sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis, freios a disco nas quatro rodas com antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica (EBD), assistente de partida em rampa (HAC), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS).

O controle de velocidade de cruzeiro é convencional, sem monitoramento e ajuste de distância em relção ao veículo à frente. Para um carro desse nível e valor, fazem falta o piloto automático adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência (AEB) e assistente de permanência na faixa (LKA ou LDW).