História

'King Richard' e a lendária carreira de Serena e Venus Williams

(Foto: Edwin Martínez)

Filme conta como o pai das tenistas as preparou para serem as melhores do mundo

O mundo do cinema começou a conta regressiva para a temporada das premiações, especialmente focada nos Oscars. Um filme ambientado no mundo do esporte vai aparecer em todas as apostas para conseguir um dos prêmios mais cobiçados.

King Richard é imperdível para os fãs de filmes com temática esportiva e permite fazer uma retrospectiva das lendárias carreiras de Serena e Venus Williams. O longa-metragem narra a história de Richard Williams, pai de Serena e Venus, e sua luta contra todos os preconceitos para tornar suas filhas as melhores tenistas do planeta.

Richard Williams decidiu voltar toda sua vida para o treinamento de duas de suas cinco filhas no bairro californiano de Compton, um dos berços do hip hop.

Will Smith, favorito para o Oscar
O filme percorre a infância e adolescência de Serena Williams e a sua irmã mais velha Venus. A família se muda para Flórida para que as irmãs comecem as suas carreiras profissionais, tornando seus sonhos realidade mas, principalmente, o de seu pai.

King Richard: Criando Campeãs foca na figura de Richard Williams, interpretado por Will Smith. O grande astro do cinema é, desde já, o grande favorito para ganhar o Oscar ao melhor ator protagonista. Smith já foi candidato duas vezes, mas a história do pai de Serena e Venus Williams parece uma aposta segura para conseguir seu primeiro prêmio.

“É realmente surreal para mim ver Will interpretar o papel do meu pai, levou o filme para outro nível. É muito emocionante”, reconheceu Serena Williams após assistir King Richard: Criando Campeãs. O filme é uma oportunidade para rever a lendária carreira de duas das melhores tenistas da história.

2017, ano difícil para Serena e Venus Williams
Venus Williams, com 41 anos, continua na ativa. Vencedora de sete torneios de Grand Slams e 49 títulos em total, caiu no posto 314 do ranking da WTA, sua pior colocação desde que tinha 15 anos.

A carreira de Venus perdeu brilho após o ano 2017, quando disputou sua última final de um grande torneio. Foi sua última grande temporada, com finais na Austrália, Wimbledon e o WTA Finals.

No entanto, Serena Williams, com 40 anos, tem prolongado sua carreira com maior sucesso. A caçula das Williams é uma das melhores tenistas da história, com 23 torneios de Grand Slam no currículo.

Só Margaret Court a supera, com 24 títulos. Serena visa pelo menos igualar esse número, mas os problemas físicos têm atrapalhado os últimos anos da sua carreira.

A possibilidade de record de Serena
Em 2017, Serena Williams conquistou seu sétimo Australian Open. Foi o último Grand Slam na conta da tenista americana. Um tempo fora das quadras por maternidade e recorrentes lesões desaceleraram as conquistas de Serena.

Um problema muscular em uma perna acabou com a temporada 2021 e sua participação no Australian Open 2022 está em dúvida.

“Não sei quanto ela quer estar de volta numa quadra de tênis, quanto quer ganhar mais Grand Slams, quanto está preparada para colocar isso como sua prioridade número um”, explicou o treinador de Serena Williams, Patrick Mouratoglou, à Folha de São Paulo.

Não haveria melhor publicidade para King Richard: Criando Campeãs que Serena conquistando seu 24º título de Grand Slam na Austrália. Porém, uma coisa é certa: o filme tem muito a inspirar ao retratar a criação de Serena e Venus Williams nas telonas.