Um lago na Tanzânia, na África, possui um segredo mortal para os animais que ousam tocá-lo: o Lago Natron mata e petrifica os que nele entram, por conta de sua composição química rara.

O inglês Nick Brandt fez registros poéticos das estátuas salinas, formadas por conta do algo grau de alcalinidade do lago – o Ph fica entre 9 e 10,5. Suas fotos estão no livro Across the Ravaged Land (Por Toda a Terra Devastada).

Eu inesperadamente encontrei as criaturas – todo tipo de pássaros e morcegos – ao longo da costa do Lago Natron, no norte da Tanzânia. Ninguém sabe ao certo exatamente como eles morrem, mas parece que o lago reflete bastante a luz e isso os confunde. Assim como pássaros que colidem contra janelas de vidro, esses caíram dentro do lago, afirma Brandt.

Na descrição do livro, o inglês conta que tentou retratar as criaturas em posições mais vivas – o que não tirou o tom assustador das fotos.

Segundo informações da revista Discovery News, as águas do Natron podem queimar a pele e os olhos dos animais que não estão adaptadas a ele. Sua alcalinidade vem do carbonato de sódio e outros minerais que correm para o lago a partir das colinas circundantes – o carbonato de sódio também atua como um conservante para as vítimas do lago, que acabam se tornando estátuas salinas.