Divulgação/Assessoria de imprensa

A Spacecom – a maior empresa de monitoramento de sentenciados da América Latina – escolheu a TIM para comercialização da primeira tornozeleira eletrônica do País. A partir de agora, os equipamentos que monitoram presos em regime semiaberto ou domiciliar por meio do Sistema de Acompanhamento de Custódia 24 Horas (SAC24) passam a contar com a maior cobertura 4G e rede NB-IOT (Narrow Band em IoT) do Brasil, tecnologia presente já em mais de 3.460 cidades.
 
“Ficamos felizes em oferecer a plataforma NB-IoT da TIM para a Spacecom, garantindo a qualidade e continuidade do serviço, que são essenciais para nosso novo parceiro. Essa tecnologia, adotada como padrão mundialmente, já é utilizada massivamente para vários tipos conexões e aplicações, como na China e US para conexão de medidores de energia, por exemplo. Por isso, a TIM continua investindo fortemente no mercado de IoT para apoiar os negócios de empresas, como a Spacecom, neste percurso de transformação digital”, anuncia Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil.
 
A Spacecom oferece monitoramento de pessoas para a área de segurança pública, como as tornozeleiras e dispositivos auxiliares que permitem o monitoramento de vítimas da lei Maria da Penha, por exemplo. As tornozeleiras possuem alta segurança na transmissão e armazenamento das informações, atendendo à normas nacionais e internacionais e com custos condizentes com as necessidades brasileiras. 
 
As informações de localização georreferenciada (GPS, Glonass e demais sistemas) e de alarmes são transmitidas por meio da rede 4G com a tecnologia NB-IoT da TIM para os servidores da Spacecom e disponibilizadas via interface web. Com isso, o órgão contratante tem acesso aos dados de monitoramento em tempo real a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. 
 
“A Spacecom está dando o pontapé inicial para uma nova geração de tornozeleiras eletrônicas, usando como aliada uma tecnologia mais moderna, com a possibilidade de implantarmos funções que não existiam antes. Nós nos antecipamos e, em parceria com a TIM, desenvolvemos um sistema moderno, confiável e seguro, que atua em conjunto com as antenas de celular espalhadas por todo o Brasil. Este aparato tecnológico permite cobertura em locais que antes não havia sinal” afirma Sávio Bloomfield, Presidente da empresa. 
 
Atualmente, a Spacecom disponibiliza a tecnologia a secretarias de segurança pública dos Estados de SP, RJ, MG, GO, MT, MS, AC, RR, BA, CE, PE, PI, RN, PR e SC – além da Justiça Federal de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul – muitos dos quais possuem divisões de fronteira com países da América do Sul como Peru, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela e Bolívia. 
 
Desenvolvida pela Spacecom e certificada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a tornozeleira modelo TZPR04 é a primeira com tecnologia NB-IoT do mercado nacional e possui características e funcionalidades que refletem os anos de experiência da empresa junto ao sistema prisional brasileiro.