Divulgação/Assessoria de imprensa

Curitiba será a primeira cidade em toda a região Sul a receber as unidades de lavanderia da marca OMO. Inauguradas no fim outubro, as franquias são lideradas pelo empreendedor sulista Ivo Ferreira Neto, que se sentiu atraído por investir no ramo de franquia de limpeza e conservação pelo potencial do negócio.

As inaugurações de OMO Lavanderia™ na capital paranaense marcam o início da expansão acelerada. A nova franquia, que pertence à Unilever, inaugurará outras unidades em cidades da região nos próximos meses.

OMO Lavanderia™ tem o objetivo de revolucionar o mercado de lavanderia por meio de uma das marcas mais amadas do Brasil, trazendo ainda mais cuidado e tecnologia. A marca chega para transformar a relação do cliente com as lavanderias profissionais, democratizando e simplificando o serviço, sem ter que abrir mão da qualidade e conveniência.

Ivo tocará as operações junto do pai, ambos possuem histórico de empreendedorismo. Ivo, por exemplo, já teve uma loja de veículos antigos na capital curitibana, enquanto o seu pai é fundador de uma fábrica de embalagem de papelão. “Fomos corajosos em investir neste momento complicado que o país atravessa. Mas acreditei muito no projeto, sobretudo pela solidez e segurança que as marcas OMO e Unilever representam. Nunca trabalhei no ramo de limpeza e conservação, mas aposto muito neste setor de lavanderias profissionais, principalmente porque as pessoas cada vez mais buscam conveniência e serviços especializados”, afirma o franqueado.

As unidades Curitiba de OMO Lavanderia™ oferecem diversos serviços de lavanderia profissional, além de facilidades como delivery, econobag e costuras e reparos de roupas. As unidades estão localizadas na Avenida Visconde de Guarapuava, 5366, no Batel. E na rua Nilo Peçanha, 1000, no Bom Retiro.

Potencial de negócios e segmento em alta

Segundo dados da ANEL (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia), apenas 4% da população brasileira utiliza os serviços de lavanderia profissionais, embora existam 23 mil lavanderias ativas. Esse número deverá atingir 10% da população até 2030, como consequência do movimento de transformação de “ter” para “usufruir”, o que já acontece em diversos setores econômicos.

Essa projeção otimista é o que faz com o setor de Limpeza e Conservação apresente números positivos ano após ano. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), esse setor cresceu 4,7% em faturamento e 3,9% em número de lojas, em 2019, comparando com 2018.

A expectativa de retomada no setor de franquias é positiva. Segundo pesquisa recente feita pela ABF com as principais redes do Brasil, 42,7% esperam que isso ocorra ainda em 2020, enquanto 31,4% acreditam que a retomada deve acontecer no 1º trimestre de 2021.