Contabilidade Fácil

Leaseback: O que é? E como funciona?

Afinal, o que é Leaseback? Nada mais é do que uma das diversas operações de arrendamento mercantil permitidas pela Lei 6.099/74. Contudo, o Leaseback detém algumas características próprias que o fazem ser conhecido como “Leasing de retorno”. Para entendermos melhor, vamos exemplificar: suponhamos que a empresa “A” detém um bem, podendo ser um imóvel ou máquina fabril, porém este se encontra com problemas de caixa. Para melhorar sua projeção de fluxo de caixa, é proposto para a empresa “B” um leaseback: a empresa “B” realiza a compra do imóvel/máquina da empresa “A”. A empresa “A”, por necessitar do imóvel/máquina para continuar sua operação, realiza o arrendamento do imóvel/máquina que vendeu para a empresa “B”, fazendo assim o leaseback – de maneira resumida, consiste em vender um bem e alugar ele de volta.

Mas qual a lógica por trás desta operação? Simples, essa operação auxilia empresas com dificuldades financeiras a saírem do vermelho, porém sem grandes taxas de juros ou necessidade de atribuir garantias para recebimento de valores, como no caso de empréstimos, tal operação fortalece o caixa da empresa e melhora seus índices econômicos.

Você pode estar se perguntando “E a empresa “B”? O que ganha com o leaseback?” Para investidores, pode ser uma alternativa de investimento a longo prazo, utilizando capital para compra de um bem e obtendo retorno através de um aluguel mensal. Em caso de inadimplência, o investidor ainda detém a propriedade do bem, podendo vender ou alugar para outra empresa até obter um retorno significativo em caso de uma boa negociação.

Em meio a tantas vantagens, a operação de leaseback deve ser planejada e realizada com cuidado entre ambas as partes. Esta deve ser formalizada em contrato, com cláusulas de segurança, envolvendo inadimplência, multas contratuais e seus devidos prazos e vigências. Dessa maneira, futuras dívidas e litígios serão evitados.

 

Lucas Lanhozo de Paula, professor na Estácio Curitiba e Auditor

lucas.paula@estacio.br