Franklin de Freitas – Hospital deve manter 60% dos leitos atendendo pelo Sistema u00danico

A 9ª Vara do Trabalho de Curitiba determinou a nova data para o leilão do Hospital Evangélico e da Faculdade de Medicina. O leilão foi marcado para 17 de agosto deste ano. Na nova decisão da Justiça do Trabalho de Curitiba, o Hospital Evangélico e a Faculdade de Medicina foram avaliados em cerca de R$ 217 milhões. O plano de saúde do grupo não será ofertado neste momento. O edital está em elaboração e será publicado nos próximos dias.
Além de pagar dívidas trabalhistas, tributárias e bancárias, o leilão deve resguardar o interesse da saúde pública, mantendo o foco de atividade do hospital e da faculdade. A Justiça determinou a venda conjunta de hospital e faculdade para manter os 60% dos leitos atuais do hospital com atendimento ao SUS, além da manutenção de parte dos postos de trabalho.
A faculdade deve manter a oferta da graduação de Medicina e dos cursos de pós-graduação. Deve também ser obrigatória a sua aquisição por alguma instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC – a aquisição por formação de consórcio será aceita pelo juiz, ou seja, empresas podem se associar para comprar o hospital e a faculdade.
O arrematante será beneficiado com todos os contratos e com o Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (ProSUS). Há pelo menos quatro grupos interessados na aquisição. O leiloeiro Helcio Kronberg comandará o leilão e foi designado pela Justiça por causa da experiência em venda de bens de processos complexos.
Os interessados em adquirir os bens poderão parcelar o valor em 60 meses mediante entrada de 20% e haverá a possibilidade de compensação de créditos trabalhistas nas parcelas.