O Conselho Estadual do Idoso (CEDI) do Paraná empossou os novos representantes da sociedade civil para a gestão de 2019/2021. A cerimônia foi realizada na última quarta-feira, 24, e presidida pelo secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, no Palácio Iguaçu.

Pela primeira vez, um conselheiro do interior do Paraná assumiu a presidência do CEDI. Trata-se de Jorge Nei Neves, representante da Associação São Francisco de Assis, de Pinhão, interior do Estado. Para a vice-presidência foi eleito o coordenador da Política do Idoso da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Matheus Mokdese.

Para Jorge Nei, a hora é de fortalecer a participação da sociedade civil no CEDI. “Queremos aumentar o vínculo com os conselhos municipais”, disse ele. A nova diretoria foi eleita para o biênio 2019/2021. 

Composto por 24 membros, sendo 12 representantes da sociedade civil e outros 12 do poder público, o CEDI foi instituído pela Lei 11.863, de 23 de outubro de 1997, que dispõe sobre a Política Estadual dos Direitos do Idoso. O CEDI é um órgão colegiado de caráter público e permanente, deliberativo, fiscalizador e consultivo para a execução das políticas de defesa dos direitos da pessoa idosa; sem credo político ou religioso, tem prazo indeterminado de duração, e se rege por resoluções do conselho pleno.

A atuação e função relevante do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, previsto em regimento interno, é primordialmente: a defesa dos direitos dos idosos, congregando e conjugando esforços dos órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados em favor plena inserção da pessoa idosa na vida socioeconômica, política e cultural do Estado do Paraná, eliminando toda a forma de preconceito.