Reprodução de vídeo – Levir Culpi: mudança de rumo

O treinador paranaense Levir Culpi anunciou nesta quarta-feira (18) sua aposentadoria dos campos de futebol. Ele estava sem dirigir nenhuma equipe desde o dia em que deixou o Atlético-MG, neste ano. A aposentadoria será como treinador, uma vez que Culpi vai se manter ligado ao futebol. Agora, como YouTuber.

 “Essa é uma despedida oficial de um cara que viveu mais de 50 anos neste mundo da bola”, disse Levir Culpi, de 66 anos, em seu vídeo publicado no canal O Outro Lado da Bola – que terá colaboração do jornalista Adriano Rattmann. O agora ex-treinador pretende usar o canal para falar de futebol, que foi sua atividade principal desde que se profissionalizou como jogador de futebol, no Coritiba, em 1952. “Como disse o Seu Nino, meu pai, ‘Nunca trabalhei na vida’”, afirmou.

Levir Culpi nasceu em Curitiba em 28 de fevereiro de 1953. Como jogador, era lateral-direito. Começou no Coritiba – junto com o ex-ponta Dirceu – em 1972. Também jogou por Botafogo, Santa Cruz, Atlante (México), Colorado, Figueirense e Juventude. Como treinador, dirigiu Juventude, Athletico, Náutico, Blumenau, Marcílio Dias, Inter de Limeira, Criciúma, Coritiba, Al-ttifaq (Arábia), Paraná Clube, Guarani, Atlético-MG, Portuguesa, Cerezo Osaka (Japão) Cruzeiro, São Paulo, Sport, Botafogo, São Caetano, Fluminense, Santos e Gamba Osaka. Entre suas campanhas mais marcantes estão o vice-campeonato brasileiro de 1998 (com o Cruzeiro) e 2004 (Athletico) e o título da Copa do Brasil de 2014, com o Atlético-MG. É o autor do livro ‘Um Burro com Sorte’.