Franklin de Freitas

A movimentação no terminal de carregamento das distribuidoras de combustível no entorno da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no município da Região Metropoltana de Curitiba (RMC), está tranquila nesta manhã de terça-feira, 29. Sob escolta, mais de 20 caminhões-tanque carregados com combustíveis já deixaram as distribuidoras e, na RMC, cerca de 25% dos postos de combustível estão abastecidos – 81 dos 340 -, segundo as informações do Sindicombustíveis, sindicato que representa os donos de postos de combustíveis do Paraná. 

Segundo balanço realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF),  nesta segunda-feira, (28), entre 14 horas e meia-noite, 133 caminhões-tanque carregados com combustível saíram do polo de distribuição em Araucária (PR). Esses caminhões transportaram um total aproximado de 14,7 milhões de litros de combustível, para diferentes destinos do Paraná, a maioria deles localizados na Região Metropolitana de Curitiba. As escoltas foram feitas por equpes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e guardas municipais. Nesta terça-feira, (29), da zero hora até por volta de 10 horas, haviam sido carregados outros 45 caminhões-tanque.

Por isso, o Sindicombustíveis, via nota, reforça o pedido de calma à população. A orientação é para que os motoristas abasteçam somente o que irão utilizar nos próximos dias, uma vez que o abastecimento tende a se normalizar até o fim desta semana

A liberação dos caminhões ocorre depois de uma liminar concedida pela Justiça Estadual, que determinou a liberação dos veículos a partir desta segunda-feira (28). Desde então, os veículos começaram a ser carregados com combustíveis, mas a tarde e a noite foram marcadas por manifestação dos caminhoneiros.