A Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) lançada ontem (11), na Câmara dos Deputados, ampliará as discussões sobre o licenciamento ambiental do setor no Brasil.

Um levantamento da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch) mostrou que o processo costuma levar 9 anos, de acordo com informações obtidas em 81 hidrelétricas licenciadas de 1992 a 2013.

Ao todo, no Brasil 493 empreendimentos aguardam licenciamento ambiental estadual para obtenção de autorização ou outorga junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Considerando aquelas em operação, em construção, em estudos e inventariadas, totaliza-se algo em torno de 3 mil plantas.

População está ingerindo mais de 50 mil partículas de plástico por ano
A Universidade de Victoria, no Canadá, acaba de desenvolver um estudo que estimou a ingestão humana de mais de 50 mil partículas de microplásticos anualmente. Muitos estudiosos dedicaram suas pesquisas para analisar a perigosa combinação de microplásticos nos oceanos e animais marinhos. Hoje já não é novidade que espécies ingerem esses resíduos confundindo-os com alimentos.

Os microplásticos estão presentes na nossa vida, ainda que nem sempre sejam perceptíveis. Eles estão nos cremes esfoliantes, em algumas pastas dentais, no sal de cozinha e até nas águas engarrafadas. Sobre esse último item, aliás, a pesquisa é enfática: a ingestão plástica é maior entre pessoas que consomem muita água de garrafinhas plásticas.

Cinema é totalmente abastecido por energia solar em Florianópolis
Desde o final de maio, o Paradigma Cine Arte, de Florianópolis, oferece aos frequentadores um grande diferencial de sustentabilidade: é o primeiro cinema totalmente abastecido por energia solar na região Sul do Brasil. O sistema fotovoltaico de 95,04 kWp (quilowatts-pico) de potência, com 500 painéis instalados em 2 mil m² de telhado do Centro Empresarial Corporate Park, foi implantado pela ENGIE. A geração estimada de 117,7 mil kWh/ano pode atender todo o consumo do cinema e do escritório da construtora que administra o condomínio.