SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um dia depois de voltar ao topo do ranking da ATP, Roger Federer conquistou o 98º título da carreira. O suíço derrotou o canadense Milos Raonic neste domingo (17) por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7/6, na final do ATP 250 de Stuttgart.

Federer garante, assim, o terceiro título em 2018 – antes, o tenista de 36 anos havia garantido as taças do Aberto da Austrália e do ATP de Rotterdam, em janeiro e fevereiro, respectivamente.

As conquistas levaram Federer ao topo do ranking da ATP depois de pouco mais de cinco e três meses. O suíço se tornou o jogador mais velho a ocupar tal posição -o recorde era de Andre Agassi, que foi o líder em 2003, aos 33 anos. Federer também é recordista no número de semanas no topo: 309.

Federer chegou a perdeu a posição no começo de abril para o rival Rafael Nadal, após uma derrota na estreia do Masters 1.000 de Miami. Em maio, ele recuperou a posição com um revés do espanhol nas quartas de final do Masters 1.000 de Madrid. Uma semana depois, porém, Nadal voltou à liderança ao conquistar o título do Masters 1.000 de Roma.